moroA Corregedoria Nacional de Justiça já recebeu, sick somente até quinta-feira (17), três representações com pedidos para investigar o ato do juiz Sérgio Moro de tornar públicos áudios interceptados em que a presidente Dilma Rousseff foi gravada conversando com o ex-presidente Lula. Os casos são mantidos em sigilo no órgão, ligado ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Entretanto, esta confirmadas que as três representações encaminhadas à Corregedoria já foram convertidas em reclamações disciplinares. Um dos pedidos foi protocolado por um advogado do Maranhão, Antonio Nery da Silva Júnior. As outras duas representações foram feitas pelo Sindicato dos Advogados da Paraíba e um cidadão do Distrito Federal.

As representações já foram encaminhadas para a corregedora nacional de Justiça, Nancy Andrighi, que irá instruir cada um dos casos com informações.

Em regra, a ministra costuma levar ao plenário do CNJ os casos em que verifica a presença de requisitos para abrir um processo administrativo disciplinar. Caberia ao pleno, portanto, decidir sobre a abertura de um processo administrativo contra Moro. O CNJ pode estabelecer sanções aos juízes que cometem infrações disciplinares, como advertências, suspensões ou até afastamento das funções.

Já o ex-presidente Lula, emitiu carta aberta criticando o vazamento dos grampos e diz esperar que a justiça seja feita. Clique aqui para ler.