castelofalouO Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA) desaprovou, prescription em Sessão Plenária realizada nesta quarta-feira (16), a prestação de contas do ex-prefeito de São Luís, João Castelo Ribeiro Gonçalves, relativa ao exercício financeiro de 2010.

Na decisão, o TCE determinou que o ex-gestor devolva aos cofres públicos R$ 4.687.711,22 e pague multas que totalizam R$ 998.524,24.

A análise da prestação de contas de João Castelo realizada pelos auditores do TCE detectou como principais irregularidades os seguintes aspectos: não realização de processos licitatórios, ausência de contratos referentes à contratação de pessoal por tempo determinado, dispensa indevida de processos de licitação, irregularidades na dispensa emergencial de licitação, entre outras. Ainda cabe recurso da decisão.

Definitivamente não foi um bom dia para Castelo, afinal mais cedo foi publicizada a notícia que o Ministério Público acionou o ex-prefeito pela compra irregular do VLT (reveja).

E o pior de tudo é que João Castelo sonha em voltar a ser prefeito de São Luís. Seria cômico, se não fosse trágico para a capital maranhense.