codoNa manhã desta quinta-feira (10) o prefeito de Codó, medicine Zito Rolim, online esteve reunido com produtores rurais da Agricultura Familiar para a assinatura de contratos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no município. O encontro aconteceu no auditório da Escola Ananias Murad e contou com a presença de representantes das 13 associações que estão sendo beneficiadas com o 30% do PNAI para a agricultura familiar. O programa no município ajuda a garantir a produção, a venda e o sustento de e 241 famílias do campo.

Com a renovação dos contratos, os produtores da Agricultura Familiar de Codó estarão credenciados e aptos a fornecerem seus produtos ao município, destinados para alimentação escolar. De acordo com a Coordenadora da Agricultura Familiar do PNAI em Codó, Rejane Pereira, dentre os 217 municípios maranhenses, apenas 56 implementam e executam o programa, sendo Codó uma referência de sucesso em todo o Estado.

“A prefeitura vem, ao longo desses anos, se comprometido com o agricultor familiar. A administração entende que a agricultura tem fundamental importância na dinamização da economia do nosso município e na fixação das famílias na zona rural, produzindo e tendo destino para a sua produção. Com esse programa o agricultor tem dignidade e oportunidade de trabalhar na sua terra e fornecer alimentação de qualidade para seu próprio município, tirando o sustento de suas famílias. Codó está de parabéns. O prefeito Zito, desde o início de sua gestão, tem mantido o compromisso com a agricultura familiar e reconhecido o potencial dos produtores locais”, explicou a coordenadora.

Para o prefeito Zito Rolim, é mais do que necessário que o programa se perpetue e continue a gerar produção e renda aos agricultores de Codó. “Sabemos que os agricultores tem esse direito. Além de sempre cumprimos com o que manda a lei, os 30% destinado a alimentação escolar no PNAI, bem como o PAA, incentivamos e procuramos atender a todos os produtores. Durante nossa administração implantamos o programa, cadastramos as associações e garantimos o destino certo a produção da agricultura familiar, gerando renda para as famílias. Fico satisfeito em estar renovando os contratos e vendo a satisfação no rosto dos produtores, em sua maioria mulheres. Porque entendemos que essa é a forma correta de governar, com distribuição de renda e dando oportunidade de trabalho e produção a essas comunidades”.