assembleiaApesar da insatisfação de alguns e de promessas não cumpridas a outros, case deve prevalecer o consenso e a eleição da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, sales que será realizada nesta quinta-feira (10), order não deverá ter disputa.

Depois da aprovação do Projeto de Resolução Legislativa, que antecipou a data da eleição da nova Mesa Diretora, as articulações foram intensas nas últimas horas e com isso todos os nove cargos estão praticamente definidos.

O Blocão do Governo, com 24 deputados, será o maior vitorioso na nova Mesa Diretora, pois além de indicar os três principais cargos – presidente, primeiro vice-presidente e primeiro secretário, o Blocão ainda terá mais duas vagas, totalizando cinco. Já o Bloco União Parlamentar terá direito a duas vagas. O Bloco de Oposição indicará um nome, que segue indefinido, e o PV terá um representante na Mesa.

A nova Mesa Diretora terá uma curiosidade nada agradável para as mulheres. Ao que tudo indica, mesmo a eleição acontecendo dois dias depois do Dia Internacional da Mulher, nenhuma deputada deverá compor a Mesa Diretora para o biênio 2017/2018. A atual composição da Mesa Diretora possui três mulheres.

Outra curiosidade é que somente dois membros da atual Mesa Diretora – Humberto Coutinho e Othelino Neto – devem conseguir se reeleger.

A eleição acontecerá as 11h30 da quinta-feira, em Sessão Extraordinária. Vale lembrar que apesar da antecipação da eleição, a nova Mesa Diretora da Assembleia só assumirá em fevereiro de 2017. Veja abaixo os nomes dos deputados que devem ser aclamados na eleição.

Presidente – Humberto Coutinho (PDT) – Blocão – reeleição;
Vice-presidente 1 – Othelino Neto (PCdoB) – Blocão – reeleição;
Secretário 1 – Ricardo Rios (PEN) – Blocão – eleição;
Vice-presidente 2 – Fábio Macedo (PDT) – Blocão – eleição;
Secretário 2 – Stênio Rezende (DEM) – BUP – eleição;
Vice-presidente 3 – Josimar de Maranhãozinho (PR) – BUP – eleição;
Secretário 3 – Zé Inácio (PT) – Blocão – eleição;
Vice-presidente 4 – Adriano Sarney (PV) – PV – eleição;
Secretário 4 – Roberto Costa ou Nina Melo (PMDB) – BPO – eleição;