escolaO deputado estadual e líder da bancada do PDT, tadalafil Fábio Macedo, help subiu à tribuna do Assembleia Legislativa, unhealthy nesta quarta-feira (09), para denunciar a triste situação de uma escola pública municipal do Povoado Mendonça em Peritoró.

De acordo com o parlamentar pedetista, a escola, onde estudam 40 crianças, não tem água, carteiras, filtros, banheiros e merenda escolar, situação é grave e o desespero é grande tanto por parte dos pais e professores, quanto dos alunos que lá estudam

“O que me traz hoje a esta tribuna é para denunciar a forma triste e desumana que o Prefeito de Peritoró tem tratado as crianças que estudam nas escolas de lá. Ontem, quando eu vinha da minha cidade natal, Dom Pedro, recebi um vídeo e algumas fotos. Eu gostaria de chamar a atenção dos colegas para a estrutura da escola que tem no povoado Mendonça. Lá, os alunos assistem suas aulas em um casebre de taipa, onde não tem água, merenda escolar e as carteiras estão em sua maioria quebradas”, disse Fábio Macedo.

escola1

O parlamentar ainda destacou a falta de banheiros no local e que os alunos são obrigados a fazer suas necessidades fisiológicas no mato.

Fábio Macedo recebeu a denúncia da situação da escola, através dos moradores do povoado, que estão cansados da forma como seus filhos e a educação do município tem sido tratada pelo atual prefeito de Peritoró. O líder da bancada do PDT chamou atenção do Ministério Público e dos órgãos competentes para que alguma providência seja tomada e o prefeito Jozias seja responsabilizado.

Direito de Resposta – A Prefeitura Municipal de Peritoró encaminhou ao Blog uma Nota de Esclarecimento sobre a denúncia feita pelo deputado estadual Fábio Macedo. Abaixo a Nota na íntegra.

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria Municipal de Educação de Peritoró, em resposta a matéria divulgada na imprensa e nas redes sociais, referente a o funcionamento de uma escola no Povoado Mendonça, vem a público esclarecer o que segue:

A escola citada na matéria funcionava desde a administração passada numa casa da Associação de Moradores da localidade. Quando o prefeito Padre Jozias assumiu, determinou que fosse feito um diagnóstico da situação, e identificou esse problema na comunidade. Ano passado, a Secretaria de Educação reuniu com as famílias do Povoado Mendonça, e propôs o deslocamento dos alunos para a comunidade mais próxima chamada Prazeres. Neste caso, a Prefeitura disponibilizaria uma van com monitor para cuidar exclusivamente do transporte, dando mais segurança para as crianças, enquanto seria construída uma Escola Padrão. Duas reuniões foram feitas e a comunidade não aceitou a proposta, resistindo à mudança.

A pedido da comunidade, a Prefeitura contratou um professor residente na localidade e dirigente da mesma, pois em Mendonça quase todos são parentes. A Secretaria determinou que a partir deste ano letivo, os alunos de Mendonça seriam deslocados para o Povoado São João das Neves. Essa determinação foi tomada justamente porque será construída, no Povoado Frei Solano, a trezentos metros de Mendonça, uma escola do Programa Escola Digna, do Governo Estadual que vai atender toda região. Como na localidade não existem prédios com estrutura física adequada para o funcionamento de salas de aula, a Prefeitura sugeriu estas mudanças e esse ano irá funcionar assim.

Para nossa surpresa, essa pessoa de maneira irresponsável, sem o conhecimento da Secretaria de Educação, orientado por políticos de oposição, levou as crianças para um casebre, onde funciona a igrejinha da comunidade, montou um cenário com carteiras que estavam descartadas, e trouxe partidários da oposição para produzir um vídeo e divulgar nas redes sociais, inclusive induzindo as crianças a se expressarem cobrando providências, como se ali funcionasse uma escola. O vídeo divulgado foi produzido com o único objetivo de criar fatos desfavoráveis para administração municipal.

Diante do exposto, esclarecemos a todos, que o local mostrado nas filmagens não tem autorização da Prefeitura para funcionamento de sala de aula, essa pessoa usou de maneira intencional, para criar um fato político. As crianças desta localidade, como esclarecido acima, assistirão aulas no povoado São João das Neves, enquanto será construída a escola do povoado, onde o processo está bem encaminhado.

Aproveitamos também para repudiar o uso político de imagem das crianças do povoado Mendonça, com o único objetivo de construir palanque, devido ao processo eleitoral que se aproxima. Neste caso, a Secretaria de Educação está acionando o Conselho Tutelar e o Ministério Público para as providencias cabíveis.

Informamos ainda que estamos à disposição de qualquer órgão da imprensa e da comunidade em geral para prestar qualquer esclarecimento referente ao caso.

Peritoró, Ma, em 10 de Março de 2016.

Atenciosamente

JHONADISON FERNANDO HIGINO DELGADO

Secretário Municipal de Educação