educacaoA Prefeitura de São Luís, ambulance por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), oficializou para 456 educadores o início das novas turmas para os cursos da área de Educação Especial. Os cursos têm o objetivo de capacitar os professores para atender aos estudantes com deficiência em sala de aula, dentro da perspectiva de Educação Inclusiva defendida pela gestão do prefeito Edivaldo. A aula inaugural foi realizada no auditório da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ). As aulas dos cursos iniciam na próxima segunda-feira (7).

Para o primeiro semestre de 2016, a Prefeitura expandiu o leque de cursos oferecidos. Além dos cursos de Braille, Soroban e Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, que já integravam o calendário de formações da Semed, estão sendo oferecidos pela primeira vez na rede municipal os cursos de Educação Física Inclusiva, Libras – Intermediário, Altas Habilidades/ Superdotação e o Curso de Extensão sobre Autismo.

Desde o início da gestão Edivaldo, já foram certificados 1286 professores em cursos da área de Educação Especial. O secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, destacou a importância da capacitação dos educadores. “A formação adequada funciona como instrumento de reflexão e transformação da prática dos professores em sala de aula. Peço que nossos educadores aproveitem a oportunidade de formação como uma experiência que deve ser conectada ao cotidiano de sala de aula, percebendo as competências dos estudantes antes das deficiências. Que esses professores possam atuar para toda a equipe escolar como multiplicadores dos conhecimentos adquiridos”, disse o titular da Semed.

A titular da 2ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa da Educação, Maria Luciane Lisboa Bello, também esteve presente ao evento. Ela parabenizou a Prefeitura de São Luís pelos avanços na área da Educação, destacando a ampliação dos cursos. “Estamos vivendo hoje um momento especial, fruto do importante trabalho que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura de São Luís, por meio da Semed, oferecendo as ferramentas para a capacitação dos educadores da rede municipal de ensino. Essa formação contribuirá para um trabalho de mais excelência em sala de aula”, disse a promotora.

Para a coordenadora pedagógica da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Balão Mágico, Eliana Martins Soares, é grande a expectativa para o Curso de Extensão sobre Autismo. “Creio que este curso abrirá as portas para a promoção de uma inclusão real, capacitando os educadores para atender não só os estudantes com autismo, mas seus pais, que precisam de orientação e ajuda no trato diário com seus filhos autistas”, avaliou a especialista em Educação. Lucineide Moraes de Azevedo, professora da Educação Infantil na U.E.B. Residencial Paraíso, também reforçou a importância dos cursos. “Precisamos nos qualificar para atender a uma demanda a cada dia mais diversificada”, observou Lucileide.