FelipeCamaraoO governador Flávio Dino surpreendeu a todos ao fazer novas mudanças na sua equipe de Governo, sale principalmente ao retirar o recém-empossado Felipe Camarão, physician na, recém-criada, Secretaria de Governo e nomeá-lo para a Secretaria de Educação.

Este Blog já fez e continuará fazendo elogios ao gestor público Felipe Camarão, por entender que atualmente é, indiscutivelmente, um dos melhores gestores do Maranhão.

O Blog também não tem nenhuma dúvida que pela competência, caráter e seriedade de Felipe Camarão, ele fará um excelente trabalho na Educação, que será mais um desafio na sua carreira como gestor público.

Camarão já teve um desempenho excelente no PROCON, ainda no Governo Roseana, quando foi retirado após a ex-governadora ter se equivocado misturando o público com o privado. Ajudou muito o início do Governo Edivaldo na Prefeitura de São Luís e no Governo Flávio Dino é o verdadeiro ‘coringa’.

Felipe Camarão inicialmente foi para a Secretaria de Gestão e Previdência, onde fez um bom trabalho, inclusive destacado por muitos sindicatos pelo relacionamento com o servidor público estadual. Com o destaque obtido, Camarão teve que socorrer Flávio Dino na Secretaria de Cultura. Apesar de ter seu nome questionado no início, apenas por não ser da área artística, Camarão não só resolveu os problemas como otimizou a pasta, tanto que quando foi anunciada sua saída, vários segmentos do meio artístico/cultural pediram para que ele permanecesse.

O governador Flávio Dino criou a Secretaria de Governo para que Felipe Camarão pudesse ser uma espécie de “super secretário” na gestão. Só que agora, 40 dias depois, o desafio já é outro e será na Educação. O Blog não tem dúvidas que ele, mais uma vez dará conta do recado, mas é preciso que Camarão possa dar continuidade ao seu trabalho numa pasta, principalmente pela importância da Secretaria de Educação.

dinoewevertonEntretanto, a indicação de Felipe Camarão para a Educação não tem somente o lado bom. A mudança deixa claro algumas situações no Governo Flávio Dino.

O fato de Felipe Camarão ocupar quatro secretarias em apenas um ano e três meses, demonstra claramente que o Governo Flávio Dino, é uma gestão carente de nomes competentes.

Além disso, demonstra o quanto está perdido o governador, afinal criou uma pasta especialmente para Felipe Camarão, mas menos de 40 dias depois o retira de lá para uma outra função.

Politicamente a indicação de Camarão, que é técnico e não político partidário, também tem implicações no cenário político. A pasta era da cota do PDT, que equivocadamente indicou Áurea Prazeres que se rebelou contra o partido, mas a indicação deixou o PDT “a ver navios”.

A não indicação do PDT, que lutava para indicar um nome do seu quadro, para a Educação demonstra o desprestígio do partido junto ao Governo Flávio Dino.

E é com esse cenário que Felipe Camarão chega para mais um desafio na sua carreira de gestor público.