educaçãoO blog recebeu nesta sexta-feira (26), sale o desabafo de dois professores da rede pública estadual de ensino. Os dois professores criticam a gestão da Educação do Governo Flávio Dino e apontam diversos erros que seguem sem nenhuma expectativa de melhorias.

O primeiro desabafo é de um professor lotado no C.E. Horácio Alves de Andrade, and no município de São Domingos. O professor além de criticar duramente o Governo Flávio Dino, também critica a inércia e conivência do SIMPROESSEMA. Veja abaixo o primeiro desabafo.

Eu, professor Washington, lotado no C. E. Horácio Alves de Andrade, em São Domingos do Maranhão, me sinto lesado pelo Estado quando do não cumprimento da Lei do Piso. E o meu sentimento encontra eco em diversos colegas com os quais tenho falado nesses dias. E nós recebemos com estranheza a declaração do Sindicato de que houve avanços na negociação com o governo, mas estamos em fevereiro e o reajuste não veio.

Nesse sentido, começo a acreditar que o Sindicato não tem me representado e não defende mais interesses da classe. Muitos colegas estão insatisfeitos com a atitude covarde dessa diretoria que, inescrupulosamente, desafia a inteligência dos profissionais da educação na rede pública estadual.

Acredito que devemos tomar providências e conclamo os colegas professores a utilizar as redes sociais para convocar os professores a irem à luta. Acredito que podemos iniciar com uma paralisação de 24 horas, em data a ser definida. Podemos também convocar a imprensa para dar conhecimento de nossa indignação diante dessa atitude covarde do SINPROESEMMA.

Em São Domingos do Maranhão pretendemos mobilizar a classe, e acredito que essa mensagem pode ser “viralizada” e chegar a todos os municípios do Estado. Se não tomarmos uma atitude agora, pode acabar ficando tarde demais.

Por isso eu insisto, caros colegas, vamos compartilhar esta mensagem, formar grupos nas redes sociais e enviar por outros canais. Acho que podemos tomar atitudes legais contra essa diretoria inoperante e assim, garantirmos nossos direitos.

Mas eu acredito na democracia e, nesse sentido, se acharem que está bom demais, que o sindicato está agindo corretamente e que não devemos tomar atitude nenhuma, respeitarei a opinião da classe.

O segundo desabafo é de uma professora que está como gestora na capital maranhense, mas preferiu não se identificar. A professora afirma que os gestores eleitos e que participaram da solenidade de posse em janeiro, ainda não receberam nenhuma gratificação pelo cargo, mesmo os gestores já estarem nas funções desde o dia 25 do mês passado.

Além disso, a gestora denuncia que as escolas estão sem nenhum repasse financeiro, o que inviabiliza a compra de material de limpeza, papel, enfim, coisas que servem para o funcionamento diário das escolas. Outra grave denúncia é que as aulas foram iniciadas no primeiro dia de fevereiro, mas até o momento os alunos não tiveram direito a merenda escolar, pois não tem merendeiras. Isso sem falar que muitas professoras, alunos e pais de alunos estão sendo vítimas de roubo até nas próprias escolas, pela ausência de vigilantes.

E assim segue a mudança também na Educação do Governo Flávio Dino.