assembleiaAgora é oficial. O Diário da Assembleia Legislativa do Maranhão divulgou nesta quinta-feira (18), doctor a nova composição de blocos parlamentares no legislativo maranhense.

Conforme o Blog já havia antecipado (reveja aqui), story o Blocão do Governo, stomach que chegou a deixar de ser maioria na Casa, termina como o maior bloco, tendo 24 deputados estaduais, incluindo o presidente do parlamento, Humberto Coutinho.

O Blocão do Governo terá como líder o deputado estadual Levi Pontes e terá direito a indicar seis membros para a Mesa Diretora no biênio 2017/2018.

O segundo bloco de apoio ao Governo, o Bloco Parlamentar Unidos Pelo Maranhão, terá somente sete membros. Esse bloco permanecerá sendo liderado por Josimar de Maranhãozinho. O bloco terá direito a indicar um membro para a Mesa Diretora.

Já o Bloco Parlamentar de Oposição será composto por cinco membros e liderado por Andrea Murad. O BPO terá direito a indicar um membro para a Mesa Diretora na próxima eleição. A bancada do PV, que está sendo considerada um bloco parlamentar, pelo acordo que está sendo celebrado, também poderá indicar um membro para a Mesa Diretora. Esse ‘bloco’ será liderado por Adriano Sarney.

O DEM que até momento possui dois deputados estaduais – César Pires e Antônio Pereira – ficou isolado, pois não houve acordo entre os parlamentares. César Pires queria ir para o Blocão, enquanto que Antônio Pereira preferia ficar no Bloco Parlamentar Unidos Pelo Maranhão. Pela falta entendimento os dois parlamentares não estão inseridos em nenhum bloco.

A nova composição começará a ter validade na próxima Sessão Ordinária que acontece na segunda-feira (22).