zecarlosPor Zé Carlos, sovaldi sale deputado federal do PT do Maranhão

Em meados de 1979-1980, sickness num contexto nacional de pós-ditadura, view alguns brasileiros buscavam um partido de esquerda NOVO, que articulasse com movimentos sindicais, intelectuais, sociais e correntes progressistas da igreja. O ideal seria formar um partido legal, aberto, comprometido com as lutas sociais e tendo o socialismo como perspectiva. Hoje esse partido faz 36 anos de luta e há muito o que se comemorar.

Eu não nasci petista, como milhares dos militantes Brasil a fora. Não fui dos movimentos sociais, nem tenho histórico de luta sindical. Simpatizava por aquele partido de face democrática, popular, participativa, mas a filiação só veio em 2009, quando decidi colaborar com meu estado através da política. Eu era um executivo público, que viu no PT o único partido que poderia me representar e representar aqueles por quem eu decidi entrar na vida pública: os mais pobres, os trabalhadores.

De 1980 até a atualidade, o PT é o partido com maior influência nas classes trabalhadoras brasileiras e com mais força política e social. Desde sua criação, sofreu diversas transformações. Transformações essas, que em parte responderam às mudanças que vinham ocorrendo na sociedade, na própria luta de classes; e em parte também como produto da luta entre as muitas correntes internas, que expressam o ponto de vista de diferentes setores da classe trabalhadora.

Apesar de todo e qualquer pesar, não tenho dúvida de que o meu partido, o Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, fez a maior revolução social que esse país já viu, com distribuição de renda, democratização do ensino superior, diminuição significativa do déficit habitacional, valorização da agricultura familiar, reconhecimento dos direitos das mulheres, crianças, jovens, negros, índios e quilombolas, fim da miséria extrema e empoderamento da massa. É tempo de refletirmos sobre nossos erros e dar continuidade aos nossos acertos. Acredito que a gestação de um povo dá-se com o resgate da cidadania, nesse caso o PT é pai. Vida longa ao nosso PT!