todosA 22ª edição do programa ‘Todos por São Luís’ está movimentando a comunidade do Rio Anil, mais um bairro a receber as ações sociais do projeto, desenvolvido pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom). Durante toda a semana, os moradores do bairro participaram de diversas oficinas de capacitação. O ponto alto da ação ocorrerá neste sábado (30).

Na manhã desta quinta-feira (28), a primeira-dama da capital e coordenadora geral do projeto, Camila Holanda, acompanhou pessoalmente a realização da oficina de panificação, doces e salgados ministrada na União de Moradores do Rio Anil. A primeira-dama analisou a execução do programa ‘Todos por São Luís’, que chega a sua 22ª edição atingindo números expressivos de participação e resultados com ações nas áreas de Saúde, Esporte e Lazer, Segurança Alimentar, Educação, Capacitação, Arte, Cultura, entre outras.

“O Todos por São Luís é motivo de muito orgulho para todos nós. É uma prioridade de gestão do prefeito Edivaldo e um dos mais importantes canais de diálogo da administração municipal com a comunidade. Além das ações sociais planejadas para o último dia do programa, que é o seu ponto alto, desenvolvemos também durante toda a semana oficinas importantes de capacitação que dão oportunidade às pessoas da comunidade terem um ofício e uma renda extra com a venda dos produtos que aprendem a fazer nessas oficinas”, afirmou Camila Holanda.

A primeira dama destacou também o trabalho das equipes envolvidas no processo de execução do ‘Todos por São Luís’. “É uma equipe totalmente comprometida e que realiza com muito afinco todas as etapas desse programa de grande alcance social”, frisou a primeira-dama.

A edição do ‘Todos por São Luís’ no Rio Anil teve início na última segunda-feira (25). Foram oferecidas aos moradores oficinas na área alimentícia, de reciclagem, confecções de artesanato, que proporcionaram aprendizagem e capacitação aos moradores dos bairros Rio Anil, Bequimão, Vila Palmeira, Padre Xavier, entre outras localidades adjacentes.

Na ação, que ocorrerá neste sábado (30), o programa ‘Todos por São Luís’ terá uma programação com serviços gratuitos de saúde, esporte e lazer, capacitação e outros em diversos pontos do bairro e adjacências. A ação será realizada das 8h às 14h, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), e beneficiará os moradores dos bairros Rio Anil, Bequimão, Vila Palmeira, Vila Padre Xavier e outros.

As ações na área da Saúde serão realizadas na sede da União de Moradores do Bairro Rio Anil, onde serão prestados os atendimentos de consultas médicas em diversas especialidades, como oftalmologia, clínica médica, além de testes de glicemia, HIV, sífilis, Hepatite C, aferição de pressão arterial, atualização da carteira de vacinação, entre outros serviços.

Uma novidade nesta edição do programa é a emissão das Carteiras de Trabalho, Identidade e CPF, em parceria com o governo do Estado, por meio do Viva Cidadão. O serviço oferecido pelo “Todos por São Luís” dará ainda mais celeridade na retirada desses documentos.

Para a programação cultural, haverá teatro de bonecos, cinema, grupo de capoeira, aulas de jiu-jítsu, de ginástica funcional e zumba. A ação conta ainda com oficinas de desenho, bijuterias, com destaque para a confecção de máscaras de carnaval com garrafas PET.