geraldocastromarcoA Prefeitura de São Luís, shop por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), ed inicia nesta segunda-feira (18) as inscrições para as primeiras turmas de 2016 na área de Educação especial. Serão oferecidas 350 vagas no total, site com prioridade para professores da rede municipal de São Luís. Além dos cursos de Braille, Soroban e Educação Física Inclusiva, já integrados ao calendário da rede municipal, a Prefeitura oferece pela primeira vez os cursos de Libras – Intermediário; Altas Habilidades/ Superdotação; Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva; e o Curso de Extensão sobre Autismo.

Os cursos da Educação Especial têm por objetivo capacitar o professor para lidar com o estudante com deficiência matriculado na rede municipal, e integram a política de educação inclusiva defendida pelo prefeito Edivaldo. A ampliação da grade de cursos nesse segmento educacional foi anunciada no final do ano de 2015, na solenidade de certificação dos cursos de Braille, Libras – Básico, Soroban e Educação Especial em Contexto. Na ocasião, a Prefeitura de São Luís ultrapassou a marca de 1200 professores capacitados na área.

“A gestão do prefeito Edivaldo tem conseguido avançar na área da Educação Especial, com iniciativas como a implantação de novas salas de recurso, de parcerias com diversas instituições e também a partir da qualificação de nossos professores. A ampliação da grade de cursos semestralmente oferecida atende ainda a uma demanda dos nossos educadores”, destacou o secretário de Educação, Geraldo Castro Sobrinho.

As inscrições serão realizadas a partir desta segunda-feira (18), das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30, no prédio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) – Sede São Francisco, localizada à Av. Marechal Castelo Branco, nº 250 (Ed. Trade Center), próximo à agência da Caixa Econômica do São Francisco. Os educadores deverão se dirigir à sala da Superintendência da Área de Educação Especial (SAEE), localizada no andar térreo do prédio. Para se inscrever é necessário apresentar documento de identificação com foto e documento comprobatório de atuação na rede municipal, como contracheque ou comprovante de lotação em unidade de ensino. Para o curso de Libras – Intermediário, também é necessário comprovar a conclusão do Curso Básico de Libras, por meio da apresentação de certificado, bem como participar de uma prova prática de seleção.

Os dias de inscrição foram separados por cursos. Na próxima segunda-feira (18), será feita a inscrição dos interessados nos cursos de Educação Física Inclusiva, que tem 35 vagas disponíveis e carga horária de 100h/aula. Na terça-feira (19) é a vez dos cursos de Braile e Soroban, com 40 e 20 vagas, respectivamente, e carga horária de 120h/aula cada um. Na quarta-feira (20) as inscrições serão somente para o Curso de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (120h/aula) que este ano oferece 100 vagas. Já na quinta-feira (21), serão feitas as inscrições para o curso de Libras – Intermediário, que terá carga horária de 120h/aula e 35 vagas disponíveis. Nessa data, será fixado também o dia da prova prática para os candidatos.