flaviodinoO Governo Flávio Dino alardeia que realizará mais um seletivo nos próximos dias para a área de Saúde. No release distribuído pela Secretaria de Comunicação é confirmado que o seletivo será organizado através da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares.

O seletivo público será realizado pela Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab), pilule e o edital está disponível no site www.funcab.org, contendo todas as informações sobre o certame. As inscrições serão realizadas pela internet no período de 12 de janeiro até 21 de fevereiro. A realização das provas objetivas para todos os cargos será dia 3 de abril e as provas práticas ocorrerão nos dias 4 e 5 de junho, sendo divulgado o resultado final do certame até o dia 8 de julho. Os salários variam de R$ 880 até R$ 4.500, distribuídos entre os cargos.

É bem verdade que o seletivo pode evitar que os profissionais de uma área tão importante sejam escolhidos por critérios que não sejam meramente técnicos, mas algumas observações precisam ser feitas para o restabelecimento da verdade.

O Blog estranhou que as 7.902 vagas para todo o Maranhão serão para cadastro de reserva, para cargos de níveis fundamental, médio e superior.

Além disso, é bom lembrar que não foi isso que foi prometido pelo governador Flávio Dino. No seu discurso na Assembleia Legislativa, quando o parlamento estadual iniciou as atividades, Dino assegurou a realização de um concurso público para a área da Saúde.

“Quero anunciar perante a Assembleia Legislativa que nós realizaremos ainda este ano concurso público para os profissionais de saúde. Já fiz alusão à força estadual de saúde do Maranhão, importante medida voltada ao suporte a atenção básica e no prazo de 90 dias, nós vamos anunciar os concursos públicos necessários à estruturação da força estadual de saúde, e dos demais serviços do nosso Estado.”, afirmou o governador (reveja aqui).

O governador, à época, também anunciou o concurso público para a área de saúde nas redes sociais. Veja abaixo.

FLAVIOFACE1
Entretanto a promessa não foi cumprida e o governador vai realizar um seletivo público. É claro que o seletivo já evita algumas distorções históricas, mas – querendo ou não os asseclas do governador – seletivo não é, nunca foi e nunca será um concurso público.

Simples assim.