CodóFoi realizada na manhã da última quarta-feira (16), stuff na Câmara Municipal de Codó, seek audiência pública sobre a gestão da saúde no município. Na oportunidade, a Secretaria Municipal de Saúde apresentou aos vereadores e a população, o Relatório de Gestão de Serviços de Saúde do ano de 2014 e até o segundo quadrimestre de 2015. Estavam presentes o presidente da Câmara, vereador Chiquinho do SAAE, o presidente da Comissão de Saúde da Câmara, vereador Gracinaldo, que presidiu a sessão, o secretário Municipal de Saúde, Ricardo Torres, e funcionários da SEMUS. Também compareceram os vereadores Pastor Max, Maria Paz, Rodrigo Figueiredo, Expedito Carneiro e Leonel Filho, o líder do governo na Câmara.

Durante audiência pública, o secretário Ricardo Torres apresentou o organograma da Secretaria Municipal de Saúde, as diretrizes do Plano Municipal de Saúde de 2014 a 2017, além dos principais indicadores de saúde, como a cobertura das equipes da Atenção Básica, SAMU e CAPS, que superaram suas metas nos anos de 2014 e nos dois primeiros quadrimestres de 2015. Outra boa notícia foram os números que demonstram a redução da mortalidade infantil no município e novos casos de HIV em menores de 5 anos, registrados como inexistentes.

Produção – Ainda foi demostrado na apresentação os números da Produção e Ações de Serviços Hospitalar, comprovando significativo aumento dos procedimentos tanto na Atenção Básica, quanto na média e alta complexidade. De acordo com o secretário Ricardo Torres, mesmo em anos de crise, a saúde de Codó avançou.

“Apesar de todas as dificuldades a falta de repasses, ficou demonstrado que em 2014 e em 2015 a saúde de Codó conseguiu avançar, como vem fazendo todos os anos. Mesmo com toda a crise que se configura no país. Principalmente em 2015, um ano de crise, onde os recursos foram menores, e alguns não chegaram. No entanto o volume de atendimentos na atenção básica do hospital, do SAMU e em todas as unidades básica de saúde aumentou. Conseguimos aumentar a quantidade e a qualidade dos serviços de saúde. Isso reflete também o compromisso da administração municipal e de toda a equipe de profissionais que servem a saúde de nossa população”, explicou.

Transparência – O Secretário ainda ressaltou a importância da audiência pública, que é a grande oportunidade de mostrar a população codoense como são aplicados os recursos da saúde. “A transparência é imprescindível na administração pública. É uma oportunidade muito importante para mostrar aos vereadores e para a plateia como foram gastos os recursos da saúde, e também tratando de questões mais sensíveis, como os problemas enfrentados pela Regional de Saúde do Estado, que afligem a nossa cidade, pois depende de financiamento. Mesmo com a ausência de repasses do Estado estamos avançando, mas precisamos tocar neste assunto, pois se trata de uma audiência pública voltada ao financiamento da saúde”.