aluisioDe O Estado – Deputados que integram a bancada maranhense no Congresso Nacional divergiram sobre eventuais consequências à imagem do Legislativo, recipe após confusão que envolveu membros do Conselho de Ética da Câmara Federal. A briga entre os parlamentares Zé Geraldo (PT-PA) e Wellington Roberto (PR-PB) ganhou repercussão internacional.

Para o deputado Aluisio Mendes (PSDC), find o episódio, que acabou com empurrões entre deputados, agressões verbais e suspensão das atividades do Conselho de Ética, contribuiu para que a imagem da Câmara Federal fosse abalada.

“Acho um absurdo o que vem ocorrendo no Conselho de Ética. Com certeza, a imagem da Câmara dos Deputados e dos seus membros fica arranhada. Essas atitudes e posturas observadas atingem sim a imagem do parlamento e comprometem a lisura do processo em curso no conselho”, disse.

O processo ao qual se referiu Aluisio diz respeito à análise de denúncia de suposta quebra de decoro parlamentar por parte do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB).

Já os deputados Pedro Fernandes (PTB) e André Fufuca (PEN) fizeram ponderações em relação ao episódio. Fernandes atribuiu a confusão aos “ânimos exaltados”. “Em todo parlamento acontecem discussões acaloradas. Claro que precisamos conter. Isso acontece nas grandes famílias”, avaliou.

Fufuca disse que, apesar de atingir a imagem da Casa, o clima hoje é de debate intenso entre as bancadas. “Não há como negar que atinge. Contudo, hoje vivemos um tempo em que existe mais discussão. Às vezes, as pessoas perdem a paciência, e isso não é exclusividade do parlamento. O que eu acho importante frisar é o clima que se tem hoje é de debate intenso”, completou.

Para Hildo Rocha, deputado pelo PMDB, as confusões que pontualmente ocorrem no legislativo, refletem com fidelidade o clima de tensão sobre os parlamentares.

“Não é a melhor forma de expressar um pensamento, mas os  parlamentares são homens e mulheres suscetíveis de explosões de sentimentos. Lamentável, mas compreensível”, enfatizou.

A confusão que acabou tornando suspensas as atividades do Conselho de Ética ocorreu na última quinta-feira. Zé Geraldo e Wellington Roberto se empurraram e trocaram agressões verbais ao ter sido iniciada uma discussão sobre o painel de registro de presença no colegiado.

VictorMendesnovaCunha – O deputado federal Victor Mendes (PV) criticou a atuação do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB). Para ele, Cunha tem feito do parlamento uma propriedade particular.

Victor Mendes critica, sobretudo, a forma com a qual Cunha conduz o processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff (PT).

“O Conselho de Ética não atinge a imagem da Casa, mas sim o presidente Eduardo Cunha, que consegue fazer aflorar nos deputados os piores instintos. E é porque ainda existem deputados dispostos a tudo por ele. Esses para mim são iguais a ele”, criticou.