cidadejardimO “São Luís Cidade Jardim”, ambulance programa lançado pela Prefeitura de São Luís em 2014, pills busca novas parcerias. Desta vez, pill com empresas instaladas na região das Avenidas Colares Moreira e Carlos Cunha para transformar o projeto paisagístico das vias. A primeira-dama e madrinha do programa, Camila Holanda e o presidente do Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur), Luís Carlos Borralho participaram de uma extensa agenda de trabalho na última semana para atender as novas demandas do projeto.

Camila Holanda e Luiz Carlos Borralho se reuniram com a direção do São Luís Shopping, Tropical Shopping e do grupo Dom Bosco para apresentar o programa que tem como meta contar com 20 rotatórias adotadas, 40 praças e 30 km de canteiro central em avenidas.

“Estamos unindo forças visando transformar São Luís e deixar a capital uma cidade mais verde e mais bonita. Tivemos respostas positivas por parte das visitas que fizemos. Agora vamos apresentar o projeto, analisar o orçamento e de que forma podermos executar o projeto”, disse a primeira-dama.

Do Grupo Dom Bosco a primeira-dama recebeu uma boa aceitação da parceria e a sugestão da participação dos alunos do colégio no programa, como proposta de ensino à proteção ambiental e valorização patrimonial dos espaços públicos. Também foi sugerido pela diretoria a participação de estudantes de Arquitetura e Urbanismo da UNDB, na formulação de proposições e estudo do projeto.

“Temos interesse no projeto, pois pode ser um exemplo para o ensino dos alunos do Colégio Dom Bosco, além de mostrar que nossa prática de pesquisa é muito forte”, exaltou a diretora Ceres Murad.

Por parte do São Luís Shopping, a reunião contou com as presenças dos superintendes Ireno Carvalho e Ricardo Depease, e do gerente Nélio Paixão. Os representantes da Prefeitura receberam a sinalização positiva do Shopping para a implantação do paisagismo na área do canteiro central da Avenida Carlos Cunha, abrangendo os 450 metros de extensão.

Ficou acordada a apresentação do projeto técnico, apreciação e a definição da contrapartida. Também ficou acordado o chamamento dos demais empreendimentos da área. As empresas que contribuírem para o embelezamento dos espaços e ganharão publicidade nas placas das áreas urbanizadas. No início de dezembro, a Prefeitura apresenta o projeto técnico e se estabelecerão os termos da parceria para cada ente.

O Superintendente do São Luís Shopping, Ireno Carvalho, avaliou como positiva a iniciativa e salientou a importância da continuidade das ações. “Nós temos grande interesse e vamos participar. Queremos a cidade mais bonita. A partir do projeto, podemos amarrar bem a parceria. E precisamos de continuidade e segurança para que continue mesmo com as mudanças de gestões”.

A diretora do Tropical Shopping, Kátia Pessoa disse já conhecer o programa, elogiou a iniciativa e se comprometeu em apresentar uma proposta para os condôminos do shopping.

A primeira-dama Camila Holanda também enalteceu a importância do programa para que os espaços públicos sejam ocupados e conservados diretamente pelas comunidades e empresas, aumentando o sentimento de pertencimento.

“O programa vai além do embelezamento. Garante o pertencimento dos espaços, melhora a autoestima das pessoas. Desperta o interesse pela preservação, pelo meio ambiente. Por isso, temos buscado unir forças em torno deste projeto”, destacou Camila Holanda.

As ações do programa “São Luís Cidade Jardim” são realizadas em parceria com empresas privadas, instituições de diversos segmentos e o envolvimento da sociedade em geral. Entre as metas do programa estão a implantação de portais nas entradas e saídas da cidade, auxiliar a criação de jardins ecológicos nas escolas e incentivar a jardinagem doméstica. O programa também trabalha a valorização de terras ociosas urbanas e periurbanas, com planejamento, conservação e manutenção da paisagem nas praças, avenidas, parques, canteiros, entre outros espaços públicos abertos da cidade.