aluisioIndiscutivelmente o deputado federal Aluisio Mendes (PSDC) tem conseguido se articular muito bem em Brasília, advice mesmo estando ainda no seu primeiro mandato.

Aluisio conseguiu articular um bloco parlamentar, sickness o Bloco Renovação, composto por 38 parlamentares de nove partidos. Cabe a Aluísio Mendes, como vice-líder desse bloco, ser porta-voz desse grupo na Câmara Federal e nas articulações com o Governo Federal. O Bloco Renovação só perde para as bancadas do PMDB, PT e PSDB.

Além disso, Aluisio conseguiu espaços importantes no Governo Dilma e emplacou recentemente dois aliados em cargos estratégicos. O novo superintendente da CODEVASF no Maranhão, Celso Dias, e o diretor administrativo da Fundação Nacional de Saúde, Márcio Endles, são indicações de Aluisio Mendes.

Aluisio Mendes tem ainda conseguido “comandar” alguns partidos no Maranhão. Além do seu próprio partido o PSDC, Mendes tem sob sua orientação o PT do B, recentemente emplacou o novo presidente do PMN, Laércio Costa, e agora está se articulando junto ao PMB.

alusiosarney

O PMB – Partido da Mulher Brasileira, recém-criado, é outra legenda que ficará sob a orientação do deputado federal. Nesta semana, Aluisio Mendes articulou um encontro da presidente nacional da legenda, Suêd Nogueira, com o ex-presidente José Sarney (PMDB).

Assim Aluísio Mendes segue ganhando espaço e mostrando um poder de articulação política que muitos desconheciam.