Não é segredo para ninguém que o secretário de Segurança, here Jeferson Portela (PCdoB), tem atuado mais como um político partidário do que propriamente um agente de segurança pública, mas o problema é que agora ele está fazendo promessas que não poderá cumprir.

Em visita a cidade de Timon, na última sexta-feira (25), Portela afirmou e prometeu algo que não poderá cumprir. Ao falar sobre o concurso da Polícia Militar, feito ainda no Governo Roseana, o secretário disse que será feito uma nova chamada de excedentes.

“Teremos reforço na Polícia Civil, o governador autorizou o chamamento de delegados, peritos e investigadores. Também teremos um novo chamamento para a Polícia Militar do Maranhão”, veja a declaração de Portela no vídeo acima.

O chamamento de excedentes da Polícia Civil deve de fato ocorrer e deverá ser feito ainda esse ano, mas infelizmente dificilmente teremos um novo chamamento de excedentes do concurso da PM.

Inicialmente o governador Flávio Dino já avisou que vai querer sentir na prática o impacto dos mil militares, que ingressarão em 2016, na folha salarial do servidor público. Depois, e principalmente, não será possível um novo chamamento pela questão temporal.

O concurso da Polícia Militar, que já foi prorrogado, terá sua validade expirada em março de 2016. Ou seja, mesmo que o chamamento fosse feito hoje, seis meses não seria tempo suficiente para a realização do TAF e do curso preparatório.

Sendo assim, infelizmente, a promessa do secretário Jeferson Portela, sobre a convocação de novos excedentes da PM, não deve ser cumprida.

Em tempo: na madrugada seguinte da visita de Jeferson Portela a Timon, militares da cidade não conseguiram utilizar a viatura da PM, para ajudar a combater um assalto a agencia bancária em Parnarama, por falta de combustível.