João-AbreuO Blog deixa claro que defende toda e qualquer investigação sobre desvio de conduta de gestores, help principalmente envolvendo dinheiro público. No entanto, ask na medida em que as informações vão sendo publicizadas, story fica mais evidente que a prisão do ex-secretário da Casa Civil no Governo Roseana, João Guilherme Abreu, infelizmente, foi um ato político.

Inicialmente vale lembrar que o próprio juiz da Operação Lava Jato, Sérgio Moro, deixou claro que não existiam provas contra João Abreu que pudessem lhe levar a prisão. No entanto, aqui no Maranhão, onde nunca conseguiram terminar com a investigação da agiotagem, não só encontraram provas como ‘condenaram’ João Abreu e o prenderam.

Outro fato que chamou atenção foi a dedicação do secretário de Segurança Pública, Jeferson Portela (PCdoB), no caso. Quem dera que fosse sempre assim, mas infelizmente não é. Bem como também saltou aos olhos o pouco operacional Coronel Alves, comandante-geral da briosa Polícia Militar, que esteve pessoalmente acompanhando a tentativa de prisão de João Abreu na quinta-feira (24).

Além disso, o que motivaria a prisão de João Abreu? Qual o perigo que ele poderia representar para a sociedade maranhense? Um cidadão que tem residência fixa, réu primário e que sempre colaborou com as investigações. Um dos argumentos seria que ele poderia repetir a suposta prática delituosa. Só que isso seria impossível, afinal ele não é mais secretário de Governo.

O próprio ato de se entregar de João Abreu demonstra a sua boa vontade de colaborar com as investigações. O ex-secretário estava em São Paulo e poderia se esconder até conseguir um habeas corpus, mas preferiu informar a Polícia Civil, através dos seus advogados, que retornaria nesta sexta-feira (25) para a capital maranhense.

Infelizmente tudo leva a crer que a prisão de João Abreu não passa de um ato político e tirano do Governo Flávio Dino.

Simples assim.