centrohistorico

Um conjunto de obras e ações desenvolvidas pela Prefeitura de São Luís, sob coordenação da Subprefeitura do Centro Histórico, vai devolver parte do esplendor do patrimônio arquitetônico da região do Centro, Praia Grande e bairros do Desterro e Portinho.

“Temos desenvolvido ações estratégicas e constantes no Centro Histórico para proporcionar uma revitalização ampla, que vai desde o aperfeiçoamento da iluminação até a reforma de espaços públicos, como praças e melhorias no calçamento. Queremos que não somente os turistas, mas que nossa população também frequente este espaço, sinta mais segurança e conforto e desfrute do patrimônio histórico tão belo da nossa cidade”, disse o prefeito Edivaldo.

Segundo o subprefeito Fábio Carvalho, são cerca de dez obras de intervenções arquitetônicas em monumentos importantes. “São intervenções bastante significativas na recuperação deste patrimônio e que contribuirão para elevar a autoestima da população de São Luís e aumentar os atrativos turísticos da região”, afirmou o subprefeito.

Os recursos para as obras são provenientes do orçamento municipal em parcerias com governos do Estado e União. Ainda este mês, a Subprefeitura dará início à requalificação de toda a Avenida Pedro II, no espaço que se estende da Rampa do Palácio, nas imediações da Capitania dos Portos à Praça da Mãe D´Água, em frente à Igreja da Sé. A previsão é que as obras sejam concluídas dentro de dois meses.

No início desta semana foi retirado o monumento do chafariz da Praça da Mãe D’Água. Todo o piso da praça passará por requalificação, com substituição das pedras portuguesas, nova iluminação com direcionamento artístico e arborização sob responsabilidade do Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur). “Vamos trocar todo o posteamento desta área para melhorar a iluminação e assim valorizar ainda mais o patrimônio”, adiantou o subprefeito.

OBRAS – A Subprefeitura realiza no momento obras em três logradouros destacáveis na região do centro histórico. Além das obras iniciadas na Praça da Mãe D’Água, estão em andamento as reformas da Praça Valdelino Cécio e conclusão da Praça do Pescador, no bairro do Desterro. Nesta última, a Prefeitura vai estender os trabalhos, requalificando toda a área em frente à praça.

Fábio Carvalho informou que está aguardando apenas a aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para iniciar os serviços de requalificação de piso e jardinagem da Praça Benedito Leite. Os projetos foram encaminhados à superintendência do órgão do Ministério da Cultura na semana passada. O mesmo deve ocorrer na praça da Faustina, localizada na rua do Giz.

centrohistorico1
ILUMINAÇÃO – Em pelo menos dois importantes monumentos do Centro haverá reforço na iluminação com projeto artístico: nas escadarias da rua do Giz e da Humberto de Campos. “Isso, além de dar mais beleza a estes detalhes do nosso patrimônio cultural e arquitetônico, contribui enormemente para o conforto e segurança à população de maranhenses e visitantes”, afirmou o suprefeito Fábio Carvalho.

Do elenco de obras previstas, a conclusão do Museu da Gastronomia é a de maior contribuição para a humanização da área, objetivo que Fábio Carvalho ressalta como principal no planejamento do prefeito Edivaldo para o Centro Histórico.

“O Centro é prioridade na gestão do prefeito Edivaldo, sobretudo neste momento de parcerias com o governo do Maranhão e União. Dentre estas obras está a conclusão do Museu da Gastronomia. Será uma grande contribuição para a qualificação da mão de obra”, disse Fábio Carvalho.

SEGURANÇA – Para o subprefeito do Centro Histórico, o lançamento destas obras, algumas já iniciadas, aliado a ações que estão sendo implementadas têm resultados palpáveis, como a redução da violência no Centro.

“Desde janeiro deste ano até o mês de setembro ainda tivemos, infelizmente, o registro de dois homicídios, mas é um número não imaginado para a realidade que tínhamos. Estamos buscando zerar as ocorrências de violência”, afirma Fábio Carvalho.

No entendimento do subprefeito, a redução da estatística de maneira positiva é a combinação de investimentos na segurança pública com a instalação do Comando de Policiamento Turístico (Cptur), uma estrutura com mais de cem homens e equipamentos, reforço da Guarda Municipal e melhoria no sistema de iluminação.

“As obras no Centro Histórico ficaram paradas durante muito tempo por problemas técnicos e de vontade política, mas o prefeito Edivaldo retomou o andamento das obras de maneira determinante no ano passado e agora entramos em fase de conclusão”, esclareceu o subprefeito.