elizianegamaIndiscutivelmente um dos principais problemas das grandes cidades brasileiras é a mobilidade urbana, cialis um problema que a maioria das prefeituras não consegue resolver apenas com recursos próprios.

Algumas grandes cidades brasileiras, graças a realização da Copa do Mundo de Futebol, conseguiram amenizar o problema com obras que tiveram suporte do Governo Federal e até mesmo da FIFA.

A capital maranhense não teve essa sorte e vai sofrendo com a questão da mobilidade urbana. No entanto, não é segredo para ninguém que as principais obras feitas para aliviar o problema em São Luís, durante décadas, foram executadas pelo Governo do Maranhão.

O assunto voltou a tona após a deputada federal e pré-candidata a Prefeitura de São Luís, Eliziane Gama (PPS), ter explorado o assunto no horário do seu partido o PPS. O curioso é que as palavras e a preocupação “monstra” demonstrada por Eliziane Gama estão longe de na prática serem verdadeiras.

Ninguém é tolo para imaginar que não se melhora a mobilidade urbana de uma cidade sem obras e, obviamente, sem recursos. No entanto, a deputada federal mais votada em São Luís e, agora preocupada com a mobilidade urbana da capital, não ajudou quando teve a oportunidade.

O Blog já até abordou o assunto, mas por questão de coerência se sente obrigado a voltar ao fato. Mesmo com essa preocupação “monstra” pela mobilidade urbana, Eliziane Gama destinou apenas e tão somente R$ 100 mil de suas emendas parlamentares, que somaram R$ 10 milhões (reveja aqui e aqui).

O mais curioso é que Eliziane Gama, dos R$ 10 milhões que ‘tinha direito’, destinou R$ 100 mil para São Luís, R$ 2 milhões para São Mateus e quase R$ 8 milhões para Santa Helena. Pior é que os R$ 100 mil para a capital maranhense nem foram para a mobilidade urbana, preocupação “monstra” demonstrada pela parlamentar. Veja abaixo e clique para ampliar.

emenda
Fora a incoerência latente de quem almeja apenas e tão somente colher dividendo eleitoral, é bom salientar que a Prefeitura de São Luís, na gestão Edivaldo Holanda, com menos de três anos, mesmo com todos os problemas enfrentados, tem conseguido efetuar algumas intervenções importantes e que conseguiram melhorar o transito da capital.

É bom lembrar que Edivaldo encontrou uma máquina quebrada, com uma folha salarial toda por pagar, um débito quase que impagável com a CEMAR (tanto que as energias de prédios públicos eram semanalmente cortadas na gestão anterior) e ainda com um débito de R$ 73 milhões junto ao Governo do Maranhão pela construção de um viaduto na Forquilha que não saiu do papel e o dinheiro desapareceu. Isso sem falar no famigerado processo do VLT da gestão Castelo, feito as pressas, de maneira equivocada e irregular, que também acarretaram em prejuízos aos cofres públicos de São Luís.

Só que mesmo assim, a mobilidade urbana tem sido sim uma preocupação na atual gestão e obras já foram feitas. O Blog cita algumas, como as intervenções na Ponta do Farol, no São Francisco, na Avenida Litorânea, no Vinhais, no retorno do Bacanga, no Jaracaty, enfim, são obras, que apesar de aparentemente pequenas, deram resultados e maior fluidez ao trânsito de nossa capital.

Além disso, a recuperação asfáltica em quase toda a cidade e o Projeto Interbairros – que cria vias alternativas paralelas para desafogar o trânsito (reveja aqui) – ambos em parceria com o Governo do Maranhão, também irão melhorar e muito a mobilidade urbana em São Luís, e tudo isso será feito em menos de quatro anos.

Mas é sempre bem mais fácil criticar e apontar os problemas do que ajudar a conserta-los, sempre melhor torcer pelo quanto pior, melhor, para colher dividendos, que o diga a incoerente Eliziane Gama.