alimentaçao

A comunidade do bairro Bacanga foi contemplada com a distribuição de produtos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A ação beneficiou 150 famílias. O PAA é uma iniciativa da Prefeitura de São Luís, patient executada pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa), em parceria com Assistência Social (Semcas) e Agricultura e Pesca (Semapa). A entrega das cestas com produtos orgânicos ocorreu na tarde desta quinta (17), no bairro.

“Temos a satisfação de atender mais estas famílias e em cada bairro que chegamos vemos a alegria de quem recebe estes alimentos”, ressaltou a titular da Semsa, Fatima Ribeiro.

A secretária pontuou que o programa tem nestas famílias seu público prioritário. “São pessoas em vulnerabilidade social ou em insegurança alimentar beneficiadas com esta importante iniciativa do prefeito Edivaldo”. O PAA é a mais importante ação da Segurança Alimentar e garante trabalho e renda ao pequeno agricultor, acesso ao alimento às famílias em vulnerabilidade social.

A dona de casa Maria Regina de Jesus Silva, 46 anos, mora em uma casa com mais três filhos e o marido. Para ela, a ação é importante por auxiliar na renda familiar. “Eu gostei de receber os alimentos. Esta é uma ação importante porque ajuda a quem realmente precisa. O dinheiro que eu ia comprar comida posso usar para outras necessidades”, disse. A merendeira Cláudia Maria Serra, 28 anos, parabenizou a ação e disse que é uma ajuda importante para a comunidade. “Todos estão de parabéns, é importante dar essa oportunidade a mais pessoas e oferecer o melhor sempre”, ressaltou.

O programa já contemplou os bairros Liberdade, Cidade Operária, Vila Embratel, João de Deus, Bairro de Fátima, Anjo da Guarda, Forquilha, Vila Janaína, Cidade Olímpica, Coroadinho, Anil, Vila Palmeira, Sol e Mar, São Francisco, Recanto Fialho, Centro e São Raimundo. A próxima entrega será dia 23, na Estiva e 24, no bairro João de Deus.

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é executado com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Em São Luís, é executada a modalidade Doação Simultânea, onde a Prefeitura adquire os produtos direto dos pequenos agricultores e distribui às famílias que necessitam. Os alimentos são destinados às famílias atendidas pelos Centros de Referência e Assistência Social (Cras), instituições socioassistencias conveniadas e os hospitais municipais de urgência e emergência, os Socorrões I e II. Iniciado em maio deste ano, o programa já beneficiou quase 20 mil pessoas. O PAA foi conveniado por mais 10 anos.