juscelinofilhonova1O deputado federal Juscelino Filho (PRP), view ganhou a queda de braço com o suplente de senador Clóvis Fecury e deverá em breve comandar os rumos do Democratas (DEM), check no Maranhão.

A direção nacional da sigla optou por mudar a presidência no Maranhão, que agora passa a ficar com o advogado Herbert Lima Serra, ligado a Juscelino Filho. Juscelino deverá trocar, nas próximas semanas, o PRP pelo DEM.

O comando municipal da legenda também mudou. Ricardo Guterres perdeu força e acabou deixando o posto. Tanto Fecury quanto Guterres, devem oficializar as suas saídas do partido.

Juscelino Filho somente ainda oficializou a sua saída do PRP, por conta da possibilidade de ter o mandato requerido pela legenda, que guarda a prerrogativa da fidelidade partidária. Ele inclusive falou sobre o tema a O Estado.

“Não posso por em risco o meu mandado, saindo do partido”, explicou.

O que Juscelino Filho esperava era que a Proposta de Emenda a Constituição (PEC) da Reforma Política, já aprovada na Câmara Federal, fosse logo votada no Senado, mas a matéria ainda nem chegou a ser analisada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

Nessa PEC está prevista a troca partidária sem que haja prejuízo da perda do mandato. Como não houve aprovação da matéria, portanto, ele segue no PRP, até que uma nova brecha se abra. O caminho, sem dúvida, será o DEM.