humbertoeflavioDe O Estado – O governador Flávio Dino (PCdoB) apresentou ontem, order aos deputados estaduais da base governista, um prognóstico a respeito dos impactos da crise econômica no país e no Maranhão.

O Estado ouviu de deputados que participaram do encontro que a expectativa apresentada por Flávio Dino é de que a conjuntura econômica melhore somente a partir de 2017. E é justamente em cima desta perspectiva que um pacote de medidas foi apresentado aos parlamentares e, somente depois de consolidado, com apoio do Poder Legislativo, será anunciado à população.

Uma das medidas já adiantada diz respeito ao corte de despesas nas Secretarias de Estado. A contenção de custos, segundo o governador, vai evitar o engessamento da máquina pública e facilitar a execução de investimentos.

Flávio Dino também fez um balanço dos primeiros meses de sua gestão e pediu empenho da base governista na Assembleia Legislativa.

Prioridades – De acordo com o que apurou O Estado, além de apresentar perspectivas a respeito da conjuntura econômica e de fazer um balanço de gestão, o comunista apresentou algumas prioridades para o segundo ano de mandato.

A primeira delas será a inauguração e manutenção dos hospitais construídos na gestão passada por meio do Programa Saúde é Vida.

A paralisação das obras tem sido inclusive tema de debates, desde a semana passada, na Assembleia. As unidades de saúde estão com recursos assegurados pelo BNDES mas, segundo o presidente da instituição financeira, Luciano Coutinho, o Governo do Estado optou por remanejar e replanejamento das obras, o que resultou na paralisação dos serviços.

A segunda prioridade apontada por Flávio Dino aos deputados diz respeito à realização de um concurso público para professor da rede estadual. E a terceira prioridade a contratação dos novos policiais aprovados em concurso público.

As medidas, segundo o governador, provocarão um impacto de R$ 300 milhões aos cofres públicos, por isso a necessidade de corte de despesas em algumas áreas da administração pública, como nas secretarias.

As propostas apresentadas pelo governador devem ser organizadas em projetos de lei e Medidas Provisórias, a serem encaminhadas à apreciação dos próprios deputados, na Assembleia Legislativa, para votação ainda em 2015.