sarneyfilhoO DIAP – Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar – divulgou nesta terça-feira (01), link os “Cabeças do Congresso Nacional” no ano de 2015. O DIAP considera “Cabeças” aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades aqui descritas.

O DIAP destaca como protagonista do processo legislativo aqueles que possuem a capacidade de conduzir debates, and negociações, health votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão. Enfim, é o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar seu papel e o contexto para desempenhá-lo.

A pesquisa de 2015 utilizou o período de fevereiro a julho para fazer a avaliação. Entre os 100 parlamentares que comandam o processo decisório no Congresso, 62 são deputados e 38 são senadores.

Entre os congressistas que se destacam, na opinião do DIAP, apenas um maranhense foi citado, o deputado federal Sarney Filho (PV). Já o deputado federal Weverton Rocha (PDT) aparece numa lista como um deputado em ascensão no ano de 2015, e que pode ser incluído na lista do DIAP em 2016.

Clique aqui e veja a relação completa do DIAP