Roberto Rocha (foto: Felipe Klant)

Roberto Rocha (foto: Felipe Klant)

De O Estado – O senador Roberto Rocha (PSB) afirmou ontem a O Estado que será pré­-candidato a prefeito de São Luís em 2016. A declaração foi dada cinco horas antes do encontro do partido ­ que reuniria as executivas municipal e estadual ­, stuff na sede da Fetaema (Araçagi). Até o fechamento desta edição, às 15h, o senador sustentava a decisão de se candidatar.

“Decisões que dizem respeito às eleições municipais devem ser acordadas pelas executivas municipal e nacional do partido. Lideranças do PSB já vinham colando o meu nome para a disputa e agora eu decidi acatar essa indicação”, afirmou o senador.

Para o encontro de ontem do PSB, esperava­sse a consagração da pré­-candidatura do deputado estadual Bira do Pindaré a prefeito de São Luís. Estava prevista no evento a presença dos governadores do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), e de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), e do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira.

Outro olhar ­ Rocha afirmou que sua pré­-candidatura nasce com a proposta de dar a São Luís um novo olhar político. “São Luís não pode ser tratada como uma cidade qualquer. Ela afeta a vida de todo o estado. O que se faz aqui influencia todo o Maranhão. As soluções para os problemas da capital não devem ser pensadas somente de olho no calendário eleitoral, a exemplo de ações de asfaltamento e tapa­buracos feitas somente às vésperas das eleições”, assinalou o senador.

Com a inclusão de Rocha na corrida pela Prefeitura da capital, a equação de pré­-candidatos que se apresenta até o momento deve sofrer forte impacto. O cenário anterior trazia a deputada federal Eliziane Gama (PPS), o prefeito Edivaldo Júnior (PDT) e o ex­-prefeito e deputado federal João Castelo (PSDB) como nomes mais cotados a dividir o eleitorado ludovicense. Há ainda o ex­-deputado Gastão Vieira, do Pros, que poderá entrar na disputa também.

Correndo por fora, mas com possibilidades reais de mudar os rumos da história, o ex­-secretário estadual Ricardo Murad (PMDB) segue no páreo pré­-eleitoral, com o respaldo de ter provocado um salto positivo da saúde pública em São Luís. Murad já afirmou sua convicção de disputar a Prefeitura, seja pelo seu partido atual ou por outra legenda caso necessário, provavelmente o PTN.