celso1

O deputado federal Aluísio Mendes (PSDC-MA) voltou a demonstrar força junto ao Governo Dilma Rousseff (PT). Aluísio é vice-líder do Bloco Renovação e representante desse grupo na Câmara Federal e nas articulações com o Governo Dilma. O Bloco só perde para as bancadas do PMDB, generic PT e PSDB, drug com essa força e prestígio, story foi que Aluisio emplacou o novo superintendente da CODEVASF no Maranhão.

O presidente da CODEVASF (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), Felipe Mendes de Oliveira, indicou e já deu posse a Celso Adriano Costa Dias.

O novo superintendente da CODEVASF para o Maranhão é indicação exclusiva do deputado federal Aluísio Mendes, que participou da posse de Celso Dias juntamente com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi e o presidente da CODEVASF.

O cargo era pleiteado por vários políticos do Maranhão. O próprio governador Flávio Dino tinha interesse no cargo, mas novamente não conseguiu demonstrar prestígio junto ao Governo Dilma. O ex-deputado federal e ex-prefeito de Timon, Sétimo Waquim, chegou a ter o nome divulgado como o escolhido. O senador João Alberto também tentou ter a indicação do cargo, mas prevaleceu a força e articulação de Aluísio Mendes em Brasília.

Celso Dias assumirá o cargo nesta sexta-feira (28) em São Luís e terá a missão de coordenar programas e ações da CODEVASF que têm Como foco principal o desenvolvimento regional. A revitalização da bacia do rio São Francisco, os Arranjos Produtivos Locais (APLs), o Plano de Ação para o Desenvolvimento Integrado da Bacia do Parnaíba (Planap), o Projeto Amanhã, o Programa de Desenvolvimento Florestal, as ações ambientais, entre outras iniciativas, permitem que a Companhia crie novas perspectivas e oportunidades para as comunidades de sua área de abrangência.

No Maranhão, a Codevasf tem atuação em 154 municípios integrantes das bacias hidrográficas do Itapecuru, Mearim e Parnaíba. Nessas áreas são desenvolvidas ações de revitalização, desenvolvimento territorial (arranjos produtivos locais, recursos pesqueiros e aquicultura) e florestal, irrigação, ambientais e construção de barragens.

Apesar de estar apenas no seu primeiro mandato, Aluisio Mendes segue demonstrando força e que se articulou muitíssimo bem em Brasília, principalmente para quem estreia na Câmara Federal e na política partidária.