cabocamposAo comentar o trágico episódio da reintegração de posse, hospital ocorrida na semana passada na Vila Luizão e que culminou com a morte de um jovem de 19 anos, o deputado estadual Cabo Campos (PP) fez algumas observações pertinentes e dignas de reconhecimento, mas cometeu uma injustiça que quase coloca todo seu discurso a perder.

O parlamentar começou o discurso reconhecendo que a operação realizada pela Polícia Militar foi totalmente equivocada. Cabo Campos salientou que o primeiro equivoco foi não ter deixado o trabalho de reintegração de posse com a Tropa do Choque, especializado nesse tipo de missão.

“Os policiais que estavam no combate com os populares eram de uma guarnição convencional, não era a Tropa de Choque, ou seja, não era para estar naquele local, quem deveria estar naquele confronto era o Choque, com armas não letais, escudos, capacetes, uma tropa treinada para esse tipo de ação, o cabo Monteiro e o soldado Janílson não estavam com esses equipamentos”, afirmou.

Cabo Campos também questionou onde estava o serviço de inteligência da Polícia Militar que não fez o estudo prévio do local e que a operação, totalmente equivocada, colocou em risco a vida dos policiais e dos ocupantes.

“Pergunta-se: porque o Serviço de Inteligência da Polícia não fez o estudo prévio do local para poder realizar a reintegração? Talvez os senhores não saibam, mas quando se vai fazer uma reintegração de posse dessas, a primeira coisa que se faz é o serviço de inteligência da polícia ir ao local verificar se tem facções, verificar se tem grupos armados, verificar toda a estrutura para saber se a polícia pode chegar lá, se vai chegar para o confronto armado ou não. E isso não foi feito. Colocaram a vida dos policiais e colocaram a vida de pessoas em risco e acabou falecendo um jovem de 19 anos”, disse o parlamentar.

O discurso quase perfeito de Cabo Campos quase foi totalmente perdido por uma afirmação equivocada do parlamentar. Para o deputado foram os meios de comunicação que sentenciaram e puniram os policiais militares.

“Precisamos defender o princípio da legalidade, não podemos previamente condenar os militares envolvidos como fez os meios de comunicação. Em poucos minutos após o fato, já foi anunciado o nome do policial que havia matado o jovem com um tiro na cabeça”, declarou.

O que o deputado Cabo Campos não disse, por desconhecimento ou por falta de coragem mesmo, foi que quem na realidade condenou os seus colegas militares foi o próprio Governo Flávio Dino que ele inclusive faz parte.

Foi o Governo Flávio Dino que de maneira açodada emitiu uma Nota acusando o Cabo Marcelo Monteiro. Foi o Governo Flávio Dino, que até de maneira covarde, afirmou que o Cabo Marcelo Monteiro agiu de ‘forma isolada’. Foi o Governo Flávio Dino quem informou que o Cabo Marcelo Monteiro já estava preso.

Caso o deputado Cabo Campos tenha acusado os meios de comunicação e não o Governo Flávio Dino, como deveria ter feito, por desconhecimento, o Blog deixa aqui o link da Nota açodada emitida pelo Governo (clique aqui) e a própria afirmação do governador nas redes sociais.

flaviodinofaceSendo assim, o deputado Cabo Campos que sempre prega a justiça e diz não gostar de injustiças, deveria urgentemente desfazer a critica aos meios de comunicação e encaminha-las a quem de direito, ou seja, o Governo Flávio Dino.