felipeepedro

Indiscutivelmente Felipe Camarão é um dos melhores gestores que ocuparam cargos públicos recentemente. Tanto que esteve nos governos Roseana Sarney, drugs Edivaldo Júnior e Flávio Dino, sempre com desenvoltura e destaque.

No Governo Roseana, Camarão era um dos melhores quadros da equipe da peemedebista, tanto que conseguiu ressuscitar o PROCON e foi destaque com diversas ações. Só deixou o Governo pelo fato de Roseana, em determinado momento, ter confundido o público com o privado e preferiu a ‘família’ que a competência.

No Governo Edivaldo, onde nem chegou a assumir oficialmente pela burocracia do Governo Federal, Camarão ajudou e muito a estruturação da atual gestão municipal, principalmente pelo fato do prefeito Edivaldo ter recebido uma Prefeitura quase que inviável. Felipe Camarão ainda organizou a Secretaria de Urbanismo de São Luís para que Antônio Araújo e posteriormente Diogo Lima pudessem dar sequencia ao ‘trabalho’ realizado por Camarão.

Já no Governo Flávio Dino, Camarão em sete meses e mesmo num Governo que vai decepcionando, não só pelas falta de ações, mas pela enorme expectativa criada e vendida, consegui se destacar.

Camarão realizou algumas ações importantes na Secretaria de Gestão e Previdência, tanto que recentemente foi até elogiado na Tribuna pela deputada estadual Andrea Murad, oposicionista ferrenha do Governo Flávio Dino.

Os próprios dirigentes do SINPOL – Sindicato dos Policiais Civis do Maranhão – sempre que concedem entrevista fazem questão de ressaltar o emprenho de Camarão para evitar o movimento paredista e a maneira como foram tratados pelo então secretário.

Agora, de maneira estratégica, Camarão é deslocado para a Secretaria de Cultura. A intenção clara e obvia do governador e ajeitar os erros cometidos por Ester Marques e evitar pressão e indicações para a pasta, como já estava fazendo a deputada federal Eliziane Gama e o seu partido o PPS.

A tendência é que Camarão retorne a pasta da Gestão e Previdência, mas ninguém tem dúvida que mesmo não sendo da área, Felipe Camarão tem todas as condições de repetir o bom desempenho que teve em outras pastas.

Claro que muitos podem questionar o que Felipe Camarão entende de Cultura, talvez pouca coisa, é verdade, mas poucos entendem de Cultura no Maranhão, e talvez no Brasil, como Ester Marques, mas não deu certo. Além disso, temos inúmeros exemplos de gestores que não eram ‘especialistas’ da pasta e conseguiram desempenhar excelentes trabalhos, como José Serra e Ricardo Murad, ambos na Saúde do Brasil e Maranhão, respectivamente.

Por fim, o papel de Felipe Camarão na Cultura será técnico, jurídico e administrativo, e isso poucos conhecem como ele.