interbairrosA Prefeitura de São Luís e o Governo do Estado trabalham de forma conjunta para assegurar à capital maranhense maior mobilidade urbana, physician acessibilidade e melhor qualidade de vida ao cidadão. Nesta semana, foram iniciadas as obras do Programa Interbairros na Rua do Arame (1.280 metros) e a conexão das Avenidas Dois e Três com Haroldo Paiva (480 metros), no Jardim São Cristóvão/São Cristóvão que vão criar rotas alternativas de acesso às avenidas José Sarney e Lourenço Vieira da Silva e reduzir o fluxo de veículos na Avenida Guajajaras.

Estas são vias de acesso e saída a bairros com grande concentração de população, como a Cidade Operária, São Raimundo, além do Aeroporto Marechal Cunha Machado e BR 135. Concebido pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), o projeto está sob responsabilidade da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra).

“As obras de mobilidade em nossa cidade estão sendo priorizadas e as Interbairros, executadas em parceria com o governo do Estado, vão intervir favoravelmente para o bom fluxo de veículos nos principais gargalos diários de trânsito. São vias alternativas que asseguram mais comodidade aos cidadãos e adequam nossa cidade ao crescimento urbano vivenciado nos últimos anos”, disse o prefeito Edivaldo.

No Jardim São Cristóvão, onde os trabalhos para implantação do Programa Interbairros já foram iniciadas, moradores aprovaram a obra e manifestaram esperança em dias melhores para toda a comunidade.

São várias obras, ações e frentes de trabalho e serviços das administrações municipal e estadual, que vão dando nova conformidade à paisagem urbana de São Luís com vias pavimentadas, sinalizadas e de fluxo mais rápido, a exemplo das interligações viárias do Programa Interbairros, que vão propiciar ao cidadão selecionar o seu melhor itinerário, seja para se deslocar ao local de trabalho ou a momento de lazer com família, com maior rapidez e mais segurança.

Ao todo, vão ser implantadas 14 Interbairros – interconexões (novas vias) no sistema viário dos mais diversos bairros de São Luís-, totalizando um investimento de R$ 32 milhões e 21,4 quilômetros de ruas e avenidas com asfalto de qualidade, sinalização horizontal e vertical e drenagem superficial com sarjetas, meios e calçadas. Em alguns pontos – onde há necessidade – vão ser implantadas pontes, além de rede de drenagem profunda para evitar os constantes alagamentos que ocorriam no local.

O Programa Interbairros vai criar conexões no sistema viário ainda na Estrada da Maioba com a Avenida dos Holandeses, passando pela Avenida 02 do Itapiracó, Ponte do Pai Inácio (Turu) e Alameda Jaú, na Divinéia, numa extensão de 8.565 quilômetros; Avenida Portugueses e BR 135, com a ligação entre Avenida Sabiá /Vila Embratel à Evandro Bessa/Vila Maranhão); Rua São Bento à Vila Conceição, passando pelas avenidas dos Holandeses, Luís Eduardo Magalhães e Rua Santo Antônio, na região do Barramar; Rua Santa Rosa com a Rua 10, interligando Parque Sabiá à Forquilha e Maioba; Vinhais Velho e o Recanto dos Vinhais com à Avenida Daniel de La Touche; Avenida São Marçal à Avenida dos Africanos, com a requalificação da Rua Reis Perdigão e Arroz/ Projetada.

Estão previstas ainda interligações viárias entre Angelim e ao Turu, por meio da Avenida A e Rua Boa Esperança; ruas Aririzal e Boa Esperança, com a asfaltamento das ruas Alto da Primavera, Primavera, Primeira Travessa Boa Esperança e o trecho da Coronel Euripedes Bezerra – sendo as duas ultimas nas imediações do canal do Rio Gangan; Cidade Operária ao Jardim São Cristovão, com a requalificação das ruas 21 e 38; e a ligação de uma das alças da Via expressa com a Rua A, no Maranhão Novo. No Bequimão, o Programa Interbairros vai interligar o bairro ao Angelim, utilizando as ruas Santa Maria e Dom Mota; e ao Pão de Açúcar, com a ligação das ruas Duque de Caxias e Derci Batista.