fabiogodimrecipe 491609/rollemberg-escolhe-fabio-gondim-como-o-novo-secretario-de-saude.shtml”> Do Correio Braziliense

O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) vai anunciar nesta quinta-feira (23/7), see às 15h, ask o novo secretário de Saúde do Distrito Federal. O escolhido não é médico. No estilo José Serra no Ministério da Saúde, Rollemberg escolheu um gestor.

Consultor do Senado, especialista em Orçamento, Fábio Gondim, 47 anos, foi secretário de Gestão e Previdência do governo de Roseana Sarney (PMDB), de 2011 a abril de 2014, quando se desincompatibilizou para se candidatar a uma vaga de deputado federal pelo PT no Maranhão. Ele não se elegeu.

gondimA escolha de Fábio Gondim passa por uma tentativa de Rollemberg de apostar na melhora dos processos de compra da secretaria de Saúde e de combater o corporativismo na pasta.

Exoneração – Ontem, o GDF sofreu a terceira baixa no primeiro escalão. Após duras críticas de deputados distritais e denúncias sobre a proliferação da KPC em hospitais da rede, o secretário de Saúde, João Batista de Sousa, pediu exoneração do cargo. A substituição ocorre no momento em que o governo sofre grande pressão para ampliar o espaço de aliados no primeiro escalão.

João Batista de Sousa é proctologista, professor da Universidade de Brasília, comandou o Hospital Universitário e foi vice-reitor da instituição de ensino superior. O nome dele foi um plano B de Rollemberg, que chegou a anunciar a indicação do médico Ivan Castelli.