SOUSANETONOVAOs dois assuntos mais polêmicos nas últimas semanas na Assembleia Legislativa do Maranhão, order CPI da Saúde e ‘PEC 300’, só devem ser abordados definitivamente no mês de agosto, após o recesso de quinze dias, iniciado nesta quinta-feira (16).

A ‘PEC 300’ é uma Proposta de Emenda a Constituição do deputado estadual Sousa Neto (PTN) que é semelhante a PEC 300 que tramita durante anos no Congresso Nacional e estabelece que os militares de todos os Estados se equiparem aos salários dos militares do Distrito Federal, o maior do Brasil.

Sousa Neto quer apresentar uma PEC idêntica no Maranhão, ou seja, melhorando e muito o salário dos militares maranhenses. Na verdade, a proposta de Sousa Neto é apenas uma promessa feita durante a campanha pelo atual governador Flávio Dino, conforme o Blog demonstrou (reveja).

Na sua despedida do primeiro semestre na Tribuna, Sousa Neto disse que na primeira semana da volta aos trabalhos, no mês de agosto, irá colher as 14 assinaturas para que a PEC possa começar a tramitar no parlamento maranhense.

O parlamentar acredita que não deva ter muita dificuldade, afinal foi uma promessa do governador. Sousa Neto disse ainda que o descontentamento da tropa é tão grande que uma greve no segundo semestre não está descartada.

“Será mais uma prova in conteste da coerência do senhor Flávio Dino se ele orientar a base governista a não assinar a PEC, pois ele prometeu aos militares como foi demonstrado em vídeo e áudio que circulam pela internet. Além disso, essa eventual recusa do Governo Flávio Dino poderá ser o estopim para uma paralisação da Polícia Militar do Maranhão”, afirmou.

CPI – Já sobre a CPI da Saúde, apesar de já ter sido lida pela Mesa Diretora da Assembleia, na última quarta-feira (15), a sua instalação não está totalmente assegurada.

Dentro do parlamento maranhense já é maioria a corrente que entende que uma CPI política como essa gerará um desgaste enorme para a Casa. A tendência é que a tão propagada CPI da Saúde sequer seja efetiva no mês de agosto.

É aguardar e conferir.