demtranNesta quarta-feira (08) o prefeito de Codó, find Zito Rolim, treatment recebeu o Diretor do Detran Maranhão, mind Antônio Nunes. O encontro teve como objetivo a renovação do convênio de operacionalização do trânsito no município de Codó, que delegará competências mútuas dos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito para a execução de várias atividades e serviços de trânsito em Codó. Na oportunidade também estavam presentes o Coordenador de Educação para o Transito do Detran –MA, Edilson Cardoso, o Diretor da Ciretran de Codó, Ricardo Reis, o Secretário Municipal de Governo, Ricardo Torres.

De acordo com Antônio Nunes, reativar o trabalho de municipalização do trânsito em Codó é fundamental para o combate dos acidentes de transito no município. “Nós viemos renovar o convênio de operacionalização entre o Detran e o Munícipio de Codó. O convênio possibilita o compartilhamento das multas estaduais e municipais, tendo o município acesso a base de dados do Estado. O guarda de trânsito de Codó poderá aplicar multa estadual, assim como a Policia Militar poderá aplicar multa de competência municipal, bem como o repasse recíproco dos valores”, explicou.

Com a renovação do convênio de operacionalização, Codó continua integrado ao Sistema Nacional de Trânsito, com responsabilidades conjuntas pelo planejamento, projeto, operação e fiscalização. Por meio do DMTRANS, Codó continuará a desempenhar tarefas de sinalização, fiscalização, aplicação de penalidades e educação de trânsito.

Reconhecimento – Durante o encontro também foi apresentado oficialmente o edital do concurso “Prefeito Defensor da Vida no Trânsito”. O concurso premiará os três municípios que mais se destacarem na aplicação de políticas públicas para a melhoria do trânsito. Só vai poder participar do concurso a prefeitura que tiver o trânsito municipalizado.

Para o prefeito Zito Rolim a visita trouxe boas notícias. “Codó é uma cidade importante e que precisa de uma atenção maior. Por isso será estudada pelo diretor a possibilidade da construção, ou obra em prédio já existente, para uma nova sede da Ciretran em Codó. Assim podemos ter condições de oferecer melhores serviços aos usuários do trânsito de nossa cidade”, afirmou.

laptops
Laptops – Outra boa notícia nesta quarta-feira em Codó foi que os alunos da Escola Municipal João Paulo II, na localidade Canto do Coxo, receberam importantes instrumentos para entrarem de vez na era digital. A Prefeitura de Codó, por meio de sua Secretaria Municipal de Educação, irá entregar computadores para alunos de escolas municipais da zona rural e implantará a internet nas localidades.

Os laptops educacionais fazem parte do programa PRONACAMPO, do Governo Federal em parceria com a Secretaria de Educação de Codó, e visa facilitar o aprendizado de todos os alunos da rede municipal da zona rural, que terão a sua disposição os equipamentos para ajudar no aprendizado de informática, pesquisas escolares e promover a inclusão digital dos alunos.

De acordo com dados do Ministério da Educação, Codó é um dos 81 municípios brasileiros que mais possuem escolas em zona rural. Nessa lista de 81 municípios o estado do Maranhão tem 11 que possuem números expressivos de unidades de ensino no campo, e Codó é um deles.