casteloenetoApós a ‘surpreendente’ boa colocação do nome do ex-prefeito e atual deputado federal, buy João Castelo, order na pesquisa para a disputa da Prefeitura de São Luís, thumb o PSDB voltou a debater mais fortemente os destinos da legenda para 2016.

O PSDB segue dividido entre aqueles que defendem candidatura própria e aqueles que desejam apoiar a reeleição do prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior. O próprio presidente estadual do partido e vice-governador, Carlos Brandão, é um defensor da tese que o melhor caminho é apoiar a reeleição de Edivaldo, mas com mais espaço para a legenda na futura gestão.

O problema é que a tese não agrada muito a cúpula nacional, pois o senador e já presidenciável Aécio Neves quer um maior número de palanques possíveis em 2016 para solidificar sua candidatura em 2018. O PSDB quer candidatura própria ou alianças fortes em todas as capitais.

O prefeito Edivaldo Júnior, assim como o governador Flávio Dino, pertence a base do Governo Dilma Rousseff e tendem a apoiar em 2018 um eventual candidatura de Lula. Sendo assim, por mais que Edivaldo, por exemplo, convidasse um tucano para ser candidato a vice, o palanque seria dividido, o que Aécio não deseja.

Sendo assim, o caminho é que o PSDB tenha uma candidatura própria. O problema seria encontrar um nome, pois os nomes que aparecem possuem alguns obstáculos. O ex-prefeito João Castelo deixou a Prefeitura com um índice de rejeição altíssimo, além disso, não parece gozar de muito prestígio dentro do PSDB e ainda pode ter problemas com a Justiça Eleitoral, pois para alguns o deputado federal pode ser enquadrado pela Lei da Ficha Suja.

O outro nome seria o do deputado estadual Neto Evangelista. Político jovem e promissor, Neto Evangelista tem se demonstrado ser um político de grupo e fiel a esse comando. Atualmente Neto é o secretário de Desenvolvimento Social do Governo Flávio Dino, e sabe que o governador apoiará a reeleição de Edivaldo. Uma candidatura de Neto pode ser vista como uma ‘insubordinação’ e uma ruptura com Flávio Dino.

luis-fernando-silvaCom essas dificuldades voltaria a tona o nome de Luis Fernando, recém-filiado ao partido, mas como possui a característica de não entrar em ‘bola dividida’, Luis Fernando não deve trocar uma eleição quase garantida em São José de Ribamar para uma aventura na árdua disputa em São Luís.

Resumindo: o PSDB deve ter candidatura própria em 2016 em São Luís, mas precisa encontrar um nome para essa disputa.

Desprestígio – Em entrevista ao jornal O Estado do Maranhão, o deputado federal Neto Evangelista confirmou o desprestígio do PSDB maranhense, conforme o Blog observou na segunda-feira (06) (reveja aqui).

“Desprestígio total da bancada federal maranhense. Quem sempre compõe a direção nacional do partido são os deputados federais, isso é histórico no PSDB”, disse se referindo especificamente a João Castelo.