zecarlosreuniaoO deputado Zé Carlos (PT/MA) levou as entidades maranhenses que prestam assistência técnica para assentados da reforma agrária no Estado (ASSEMA, sales Tijupá, Planeja, COSPAT, MIQCB, CENTRUR, SMDH e COORSET) para serem ouvidas, em reunião, pelos deputados que participam do Núcleo Agrário do PT na Câmara dos Deputados, a fim de sensibilizar parlamentares de outros estados para os problemas que afetam a assistência técnica rural no Maranhão.

Da reunião com o deputado maranhense e os demais parlamentares do Núcleo Agrário também participaram o MST, a FETAEMA (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Maranhão), a CONTAG (Confederação dos Trabalhadores da Agricultura) e o superintendente do INCRA do Maranhão, Jowberth Alves.

Também por solicitação de Zé Carlos, as mesmas entidades foram recebidas pela direção nacional do INCRA. Nesse órgão, foi discutida a possibilidade de uma repactuação dos convênios firmados no período de 2012 a 2014, entre as entidades e o INCRA, de maneira que as entidades maranhenses tenham condições de cumprir, de maneira satisfatória, tudo aquilo que lhes compete cumprir por força dos acordos então assinados. A presidente do INCRA, Maria Lúcia Falcón, sugeriu a realização de uma reunião técnica entre os advogados das entidades e a Procuradoria do Órgão, a fim de que a repactuação seja construída com pleno amparo legal.

Ainda na reunião, Maria Lúcia assegurou que o INCRA pagará imediatamente, para as entidades do Maranhão, as parcelas atrasadas do Pronera – Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária e pediu apoio, de Zé Carlos e dos demais deputados do Núcleo Agrário do PT, para que o MDA e o Ministério do Planejamento autorizem a realização de um concurso público pelo INCRA, uma vez que o Órgão carece de servidores para que possa dar conta de toda a sua demanda.

A precária situação do prédio do INCRA do Maranhão também foi tratada na audiência, tendo a presidente solicitado à Superintendência estadual do órgão a atualização do orçamento para a necessária reforma do prédio, de maneira que o mesmo venha dispor de Tecnologia da Informação (TI) adequada aos novos sistemas de controle do INCRA nacional.

Por fim, Maria Lúcia anunciou que a diretoria nacional do INCRA virá ao Maranhão, no próximo mês de agosto, para debater com servidores, movimentos sociais e representantes do poder público sobre as demandas do estado e sobre os investimentos que se fazem necessários.

A iniciativa do Deputado Zé Carlos de discutir, com deputados federais de outros estados e com o INCRA nacional os problemas das entidades do Maranhão, beneficiará também as entidades de todos os Estados brasileiros que têm contratos pendentes de ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural) e ATES (Assessoria Técnica, Social e Ambiental à Reforma Agrária).

“Entendo que a reunião foi extremamente proveitosa, principalmente pela objetividade da presidente Maria Lúcia Falcón no encaminhamento das soluções às questões que lhes foram apresentadas e fico contente de poder contribuir para a solução de problemas relacionados à assistência técnica no campo, uma vez que são problemas que atingem não somente o Maranhão mas todos os estados brasileiros”, disse Zé Carlos.