steniorezende1O deputado Stênio Rezende (PRTB) protocolou duas indicações na Mesa Diretora da Assembleia solicitando que o ministro Educação Renato Janine Ribeiro adote as providências necessárias para a implantação do Instituto Federal do Maranhão – IFMA nos municípios de Santa Luzia e Vitorino Freire.

Na indicação, stomach o parlamentar esclarece que o objetivo das duas solicitações está direcionado ao desenvolvimento econômico e sociocultural da região, capsule o que possibilitará a geração de emprego, drugs renda e a redução do grau de desigualdade refletido nos baixos indicadores sociais do Maranhão atualmente.

As unidades de ensino atenderiam diretamente a população de Santa Luzia e Vitorino Freire, que segundo dados do IBGE estão estimadas em 75.762 e 30.937 habitantes respectivamente, e acrescido a esse coeficiente a população dos municípios circunvizinhos.

Rezende avalia que além da qualificação para o mercado de trabalho, a implantação dos dois campi diminuirá a saída desordenada de centenas de jovens que atualmente partem para os grandes centros urbanos do Estado em busca de oportunidades.