fotoDe O Estado – Lideranças do PMDB dos 19 maiores colégios eleitorais do Maranhão reuniram-se ontem com a direção partidária para começar a discutir os rumos do partido nas eleições municipais de 2016.

A ex­governadora Roseana Sarney e o suplente de senador Edison Lobão Filho, order candidato da legenda a governador em 2014, cheap participaram do encontro, sickness convocado pelo presidente estadual, senador João Alberto. Deputados federais e estaduais também foram convidados.

O objetivo do comando da sigla é articular com os representantes municipais as estratégias para as eleições do ano que vem.

Segundo João Alberto, o PMDB está se reorganizando, depois de um período de inatividade após as eleições de 2014.

“Essa foi apenas a primeira de uma série de reuniões que faremos com nossas lideranças. O partido está se reaglutinando e se reorganizando, traçando as estratégias para encaramos com muita competência e com sucesso as eleições de 2016”, declarou.

Candidata – Para a disputa na capital, tanto o senador, quanto o presidente municipal do PMDB em São Luís, deputado estadual Roberto Costa, defendem que o melhor nome do partido é o da ex­governadora Roseana Sarney (PMDB).

João Alberto falou em “entusiasmo” diante da possibilidade. “É público meu entusiasmo com a candidatura de Roseana à Prefeitura. Ela já foi a melhor prefeita da capital, enquanto governadora. Ela sabe onde buscar recursos para obras na capital”, declarou.

O argumento é parecido com o de Roberto Costa. Segundo ele, quando governadora, Roseana fez em São Luís obras que marcaram sua gestão e a credenciam a disputar qualquer cargo na capital.

“A ex­governadora Roseana Sarney é reconhecida como a melhor prefeita de São Luís porque, no seu governo, fez obras na capital que nenhum prefeito fez. Em toda a cidade há obras que melhoraram e melhoram até hoje a vida da população e isso a faz ser lembrada pelo povo de São Luís quando se fala em sucessão municipal”, completou.

Presente à reunião, Roseana disse que está disposta a sacrificar­se pelo PMDB. “O que o partido precisar, farei, porque eu devo muito ao partido. Devo muito às pessoas que trabalham no partido, os nossos prefeitos, nossos vereadores, nossos deputados. Eu fui governadora quatro vezes, senadora, deputada. O partido sempre foi um aliado meu, sempre me ajudou bastante. Então, no que eu puder ajudar o partido eu ajudarei”, disse.

Ela ressaltou, contudo, que isso não significa a definição sobre uma candidatura, embora admita que “vamos pensar” se a necessidade do partido for sua candidatura.

“Se você me perguntasse hoje eu diria que não, não tenho nenhuma pretensão [de ser candidata em São Luís]. Quero ajudar o partido no estado todo, não pensei ainda sobre essa possibilidade”, concluiu.