fabiomacedonovaFábio Macêdo destacou em seu discurso nesta quinta-feira (18), sick a importância da implantação Instituto de Educação, stomach Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), em 23 municípios maranhenses. A proposta é implantar todos os Institutos até 2018, oferecendo à sociedade estrutura para o Ensino, Pesquisa e Extensão respeitando as necessidades de cada localidade.

“Através do IEMA será ampliada a oferta de educação profissional técnica de nível médio no Maranhão. A Educação é o meio pelo qual poderemos desenvolver o nosso Estado, dando aos nossos jovens qualificação e oportunidade de emprego e renda”, disse o deputado pedetista.

Macêdo ainda frisou a instalação de uma unidade do IEMA em Dom Pedro e agradeceu ao Governador Flávio Dino por comtemplar a região com investimentos em educação e também ao empenho do secretário de Ciências e Tecnologia, Bira do Pindaré.

“Dom Pedro fica em uma região de franca expansão, onde temos o Gás Natural em Santo Antônio dos Lopes que é cidade vizinha e a descoberta recente do gás em Lima Campos que também fica próxima. O IEMA vai oportunizar aos nossos jovens educação técnica e qualificação profissional para que busquem um futuro promissor e contribuam com o desenvolvimento do Estado” finalizou Fábio.

Além dos cursos técnicos, o IEMA também terá outros projetos como o Projeto Pré-Universitário (PreUni), que deve preparar pelo menos 11.020 estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio utilizando 184 pontos de acesso; e a Formação Inicial e Continuada (FIC), que disponibiliza cursos profissionalizantes de forma presencial e à distância.

Confira os municípios sede do IEMA: Bacabeira; Balsas; Carutapera; Chapadinha; Coelho Neto; Colinas; Coroatá; Cururupu; Dom Pedro; Estreito; Imperatriz; Matões; Paço do Lumiar; Pindaré-Mirim; Presidente Dutra; Santa Helena; Santa Luzia; São José de Ribamar; São Luís; São Mateus; São Vicente Ferrer; Tutóia e Vitória do Mearim.