maiobaTudo pronto para iniciar em São Luís a maior festa popular do Maranhão. A abertura oficial dos festejos juninos na capital será realizada nesta sexta-feira (12), doctor às 19h, na Praça Maria Aragão, onde foi montado o “Terreiro de Maria”. A abertura consolida o “São João de Todos”, mais uma parceria entre a Prefeitura de São Luís e o Governo do Maranhão para proporcionar uma grande festa junina aos brincantes.

A expectativa da organização é receber mais de 100 mil pessoas ao longo da temporada junina. Para isso, foi montada uma mega estrutura de som, palco, iluminação, barracas, segurança e decoração especial para dar o colorido e beleza à festa popular mais esperada dos ludovicenses.

A abertura oficial da programação junina na capital terá início com o levantamento do mastro em homenagem aos santos juninos, cortejo das caixeiras do divino, além de apresentações de grupos e atrações artísticas ao longo da noite. De sexta-feira (12) até 29 de junho, o “Terreiro de Maria” abrirá espaço para grandes atrações artísticas e grupos folclóricos tradicionais.

A programação na Praça Maria Aragão foi pensada para preservar as tradições culturais maranhenses. O projeto contempla ainda atividades como o cortejo de bois de orquestra na noite de São João, a celebração pelo Dia Nacional do Tambor de Crioula e o Encontro de Salvaguarda.

Na primeira noite de festa no “Terreiro de Maria”, o show do Grupo Divinas Folioas abre as atrações artísticas no palco da Praça Maria Aragão. Em seguida, será a vez do boi União da Baixada do Monte Castelo e do boi de orquestra Encanto da Ilha.

A programação segue com a participação da banda Mákina Du Tempo, às 22h, que vai apresentar o show “São João de Todos”. Logo após, entra o Boi de Orquestra de Upaon Açu e fechando a primeira noite da programação na Maria Aragão, o Boi da Maioba promete levar um batalhão de brincantes com suas matracas para marcar o início da temporada junina em São Luís.