ZITOMEDICINA1O prefeito municipal de Codó, tadalafil Zito Rolim e o secretário de Saúde, drug Ricardo Torres, participaram na noite de quarta-feira (10) de mais uma solenidade para apresentar a estrutura da Regional da Saúde aos representantes do MEC e Ministério da Saúde, que visitaram a região em caráter avaliativo para a instalação do curso de graduação em medicina na cidade de Codó.

Após reuniões com secretário de Saúde do Maranhão, Marcus Pacheco, e encontros em Brasília, Codó enfim recebeu a visita da comitiva dos professores de residência médica com o objetivo de conhecer toda a estrutura médica e instalações que dão suporte à saúde do município e a regional de saúde.

O evento aconteceu na recém-inaugurada, Praça Cultural do Vereda, o Centro de Artes e  Esportes Unificados (CEUS) e teve a participação dos professores de Residência médica, João Batista Cavalcante da Universidade Federal de Sergipe, Alexandre Melo, da Universidade Federal da Paraíba, secretários do Governo e representantes do poder legislativo, além da sociedade civil.

Na ocasião ainda foi exibido aos visitantes um filme institucional mostrando evolução estrutural dos hospitais e todo aparato médico. Os professores ainda assistiram a apresentações culturais, da Quadrilha Mandacarú e Boi Raízes do Maranhão.

ZITOMEDICINA
Na manhã desta quinta feira (11), as visitas continuaram. Acompanhado pelo secretário de Saúde de Codó, Ricardo Torres e uma equipe da SEMUS, os professores de residência visitaram as principais instalações médicas, como o CAPS e do Hospital Geral Municipal (HGM) e conversaram com os profissionais da área. Os professores percorreram todos os setores do hospital, apresentados pelos especialistas responsáveis por cada área.

Para o professor de residência médica, João Batista Cavalcante, será necessário um estudo minucioso dos municípios para chegar a uma decisão. “Após a primeira etapa chegamos à conclusão de que deveríamos visitar Codó para conhecermos o potencial e estrutura de saúde do município e da região próxima. Estamos saindo daqui muito satisfeito, pois o suporte oferecido pela prefeitura municipal de Codó e das secretarias envolvidas foram de grande relevância. Em breve finalizaremos as análises, visitaremos outras cidades e assim que tivermos a análise final, traremos o resultado. Esperamos uma resposta positiva e torcemos para que Codó seja uma das cidades contempladas”, disse.

O prefeito de Codó, Zito Rolim, mostrou-se bastante esperançoso com a instalação do curso de graduação em medicina no município de Codó. “Confesso que estou radiante, pois estamos dando mais um grande passo, o da segunda etapa, que é receber toda a comitiva de médicos em nossa cidade. Já me sinto lisonjeado por Codó ter sido aprovado na primeira etapa, através da indicação no edital. Vamos torcer para que nosso município seja contemplado com o tão esperado curso medicina, pois a vinda dele será um grande passo para qualificar ainda mais a nossa educação, tornar Codó uma cidade universitária e ainda aumentar o poder econômico daqui. Nós fizemos questão de apresentar um vídeo para que todos tivessem uma noção de como está à rede de saúde da nossa região. Pra finalizar quero dizer para vocês que acompanharei de perto e darei todo o suporte necessário, pois no que depender de mim, Zito Rolim, Codó será uma das cidades contempladas com o curso de medicina”, finalizou.