juscelinoparlamentoO senador Roberto Rocha (PSB) e o deputado federal Juscelino Filho (PRP) participaram da reunião da Comissão da Saúde do Parlamento Latino-Americano, sales que aconteceu em Cuba.

Juscelino Filho aproveitou a oportunidade para pedir mais atenção para a contaminação alimentar. De acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), pharmacy todos os anos, look dois milhões de pessoas morrem após ingerir comida e água contaminadas. De acordo com o parlamentar, precisa haver conscientização dos riscos para evitar óbitos.

“Como médico, me sinto bem à vontade aqui no Parlatino e nesta Comissão de Saúde, que demonstra sensível pró-atividade ao incluir esse tema dentre suas prioridades. Estudos da OMS exibem uma das faces mais cruéis de muitos países onde trabalhadores e consumidores são submetidos a crescentes riscos. Só em 2010 foram quase 600 milhões de pessoas afetadas por mais de 200 tipos de enfermidades contraídas pela ingestão de água e alimentos contaminados. Alguns alimentos crus podem ser perigosos, assim como a falta de higienização das mãos e de comidas, falta de informações nos rótulos e outros. Alerto também para as doenças de veiculação hídrica, quando a água é contaminada de diversas maneiras. Políticas precisam ser aplicadas para conscientizar a população e evitar essas mortes”, afirmou.

De acordo com Juscelino Filho, a inexistência, a insuficiência ou a má qualidade das redes de abastecimento de água e de saneamento, preocupam porque atingem sobretudo crianças, muitas ainda nos primeiros anos de vida. A cada 15 segundos, uma criança morre de doenças relacionadas à falta de água potável, de saneamento e de condições de higiene no mundo, segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Todos os anos, 3,5 milhões de pessoas morrem no mundo por problemas relacionados ao fornecimento inadequado da água, à falta de saneamento e à ausência de políticas de higiene, segundo representantes de outros 28 organismos das Nações Unidas, que integram a ONU-Água.

robertorochaparlamento
Senador – Já o senador Roberto Rocha também destacou sua participação no evento através das redes sociais. O senador maranhense destacou a integração entre os povos de Cuba e do Brasil.

“Na reunião do Parlamento Latino-Americano, o Parlatino, em Havana, Cuba, após as discussões sobre políticas de saúde pública para America Latina e Central, pude visitar os estudantes brasileiros que estudam na Universidade de Medicina de Cuba. Fiquei satisfeito com a integração cultural e principalmente educacional entre os dois países. Também no Parlatino, a delegação do Congresso Nacional se reuniu com o embaixador do Brasil em Cuba, Cesario Melantonio, quando pudemos discutir os avanços da reunião do Parlamento”, disse Roberto Rocha.

Na reunião da Comissão de Saúde do Parlamento Latino-Americano, o assunto mais abordado foi a política de Saúde Pública na América Central e Latina, além de equidade de gênero e a integração do continente.