cabocamposnovaEste Blog nem precisa dizer o respeito e admiração que tem pela briosa Polícia Militar do Maranhão, sales principalmente pelo fato de dar sempre resposta à altura a sociedade, stuff ainda mais se levarmos em conta o fato de que a relação de policiais/habitantes no Estado é a menor do Brasil.

No entanto, como em toda categoria, existem os bons e os maus profissionais, e até mesmo os bons estão suscetíveis a erros, mas quando errarem precisam pagar pelo erro cometido.

Na sessão desta quarta-feira (03), na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Cabo Campos, que tem feito um bom mandato e mantido a coerência, como foi na votação do requerimento do deputado Adriano Sarney (reveja), pecou e errou feio pelo excesso de corporativismo.

Cabo Campos de forma equivoca e simplória tentou defender os dois militares presos – sargento Miguel e soldado Gomes, após a execução de Irinaldo Batalha em praça pública na cidade de Vitória do Mearim, por um vigilante da prefeitura cedido a delegacia do município, identificado por Luis Carlos Machado de Almeida.

O parlamentar diz que os militares não presenciaram a execução de Irinaldo, pois estavam em perseguição ao condutor da motocicleta e só retornaram depois. Sendo assim, para o deputado Cabo Campos isso isentaria os militares dos crimes de omissão criminosa ou cumplicidade. O deputado diz ainda que os militares recolheram o suspeito imaginando que o mesmo estava apenas ferido.

O Blog entende e defende arduamente que os militares tenham todo o direito a defesa, algo que Irinaldo não teve, pois foi executado de maneira fria e covarde. Só que a operação foi cercada de erros, e o primeiro deles foi os militares andarem na viatura com um vigilante fazendo papel de policial.

Será se os militares questionaram o vigilante sobre posse de arma? Será que os militares não acharam estranho um vigilante andar armado e com colete a prova de balas fazendo o papel de policia?

Além disso, não consigo imaginar que dois militares não consigam identificar se uma pessoa esteja morta ou feria. Por mais que os militares não tenham ouvido os disparos, como afirma o parlamentar, é difícil também de acreditar que os militares não tenham visto as perfurações de bala na cabeça de Irinaldo.

Isso sem dizer que a própria Secretaria de Segurança, na segunda Nota emitida, afirma que os militares deram cobertura para a prática criminosa e que a família de ambos, mais o condutor da moto, que sobreviveu, negam a versão apresentada pelos militares.

Curiosamente e estranhamente até hoje não foi apresentada a(s) arma(s) que o executado e o sobrevivente supostamente utilizaram, afinal se teve troca de tiros, como afirmam os militares, onde está a arma? Ninguém também até hoje confirmou nenhum assalto e nem mesmo ninguém reconheceu os dois. Ao contrário, todas as pessoas que se manifestaram publicamente, afirmam que os dois eram pessoas trabalhadoras e de bem no município de Vitória do Mearim.

É importante lembrar que Cabo Campos é um policial militar, mas está deputado, como ele mesmo gosta de dizer, mas enquanto for um parlamentar, pago pela população do Maranhão, ele tem a obrigação não só de defender a sua categoria, mas todos os maranhenses, afinal para isso foi eleito e é pago, inclusive Irinaldo Batalha, executado fria e covardemente em praça pública.

Sendo assim, só resta ao Blog dizer, menos Cabo Campos, bem menos.