maioba

É claro que como amante e brincante do São João, health também quero ver as principais brincadeiras juninas em ação nos arraias do Maranhão, entre elas o Boi da Maioba.

No entanto, é preciso que se esclareça melhor a polêmica sobre a possibilidade do Boi da Maioba não participar do São João da Prefeitura de São Luís, que acontecerá na Praça Maria Aragão.

De antemão, a informação verdadeira é que o Boi da Maioba estará sim presente no Arraial da Maria Aragão, pois se apresentará através da parceria entre Governo do Maranhão e Prefeitura de São Luís.

A polêmica foi iniciada pelo fato do Boi da Maioba não ter se classificado dentro do edital divulgado pela Prefeitura de São Luís. Para assegurar transparência e uma escolha democrática, a pedido do prefeito Edivaldo Júnior, foi feito um edital para selecionar algumas brincadeiras que irão participar do São João na Maria Aragão.

O Boi da Maioba, infelizmente, não entregou a documentação completa para concorrer. Além disso, foi avisado das pendências três dias antes, mas só apresentou o restante da documentação após a definição das brincadeiras.

A escolha através de regras pré-estabelecidas é indiscutivelmente um processo democrático e transparente, mas entendo e defendo que brincadeiras tradicionais do nosso São João, como o Boi da Maioba, nem devam participar dessa seleção, pois pela sua história e sua contribuição com a nossa cultura, já devem ter vaga assegurada.

Mas daí a querer culpar a Prefeitura de São Luís por uma eventual não participação do Boi da Maioba no São João da Maria Aragão é, no mínimo, uma perigosa inversão de valores.

A tendência é o aprimoramento da escolha já para o próximo ano, onde as brincadeiras mais tradicionais não tenham a necessidade de passarem por seleções, mas sim sejam convidadas.

Polêmica desfeita e Boi da Maioba no São João da Maria Aragão.