votacaoNa sessão desta terça-feira (02), here na Assembleia Legislativa, order a base do Governo Flávio Dino adotou uma medida equivocada ao rejeitar o requerimento do deputado estadual Adriano Sarney (PV), cheap que apenas solicitava que o governador pudesse pedir reforço da Força Nacional ao Governo Federal.

Antes da votação, o deputado Adriano Sarney retirou da pauta de votação um primeiro requerimento onde pedia intervenção federal na Segurança. Esse pedido gerou polêmica, pois governistas alegaram que o parlamentar queria era afastar o governador do comando do Estado.

No entanto, o requerimento votado e rejeitado hoje pela base governista era simples e muito provavelmente não teria efeito prático algum, pois a decisão final de solicitar ou não Força Nacional caberia ao governador Flávio Dino.

Só que a rejeição dele gera um fato político, pois passará a impressão de que o Governo Flávio Dino não está preocupado com a violência que assombra os maranhenses. Além disso, imputa uma responsabilidade nos deputados que rejeitaram o simples requerimento.

A rejeição foi desnecessária em outros aspectos, pois como apenas solicitava que o governador pedisse a Força Nacional, o governador, mesmo com a aprovação do requerimento, poderia não pedir. Outro detalhe, por mais que o governador solicitasse a Força Nacional quem garante que o Governo Federal enviaria? Ou seja, a base governista trouxe para si uma responsabilidade desnecessária.

A rejeição do requerimento também demonstra a total incoerência do Governo Flávio Dino, afinal se possuímos o menor percentual na relação polícia/habitante e os mil policiais prometidos pelo governador, no início deste ano, só irão efetivamente está nas ruas em março de 2016, qual o motivo de não solicitar o apoio do Governo Federal?

A solicitação era tão importante e necessária, que os dois parlamentares que são policiais, Cabo Campos (militar) e Júnior Verde (civil), mesmo pertencendo a base governista, votaram pela aprovação do requerimento. Lembrando ainda que o deputado Cabo Campos é o presidente da Comissão de Segurança.

adrianosarneynovaAlém do Cabo Campos e Júnior Verde, mais seis deputados – Adriano Sarney, Sousa Neto, Edilázio Júnior, Wellington do Curso, Zé Inácio e Nina Melo – votaram pela simples aprovação do requerimento. O resultado da votação foi 14×8 pela rejeição da solicitação.

“O próprio governador e o secretário de Segurança estão reclamando da falta de policiais, mas ai quando apresentamos esse requerimento a base governista vota contra. Só espero que depois quem votou contra não se sinta culpado por não ter feito a sua parte para a diminuição da violência”, declarou Adriano Sarney.

Adriano assegurou que depois da rejeição do simples requerimento, ele continuará fazendo sua parte e apresentará agora uma indicação direta ao governador Flávio Dino sobre a solicitação da Força Nacional no Maranhão.

Por tudo isso é que o Blog entende que a aprovação do requerimento seria menos desgastante ao Governo, mas a cúpula governista deve saber o que faz, pelo menos deveria, pois deixaram os deputados governistas numa situação delicada.