SOUSANETONOVAO deputado estadual Sousa Neto (PTN) denunciou na sessão da quarta-feira (27) que policiais lotados no interior do Maranhão estão vindo fazer o policiamento em São Luís sem receber diárias e sem conhecer a realidade da capital.

“Como faço parte da comissão de segurança da Assembleia, health tenho recebido inúmeras denúncias sobre isso. São policiais que estão sendo convocados no interior para fazer o policiamento e que chegam aqui em pânico, dizendo que estão sendo trazidos para São Luís para morrer, porque não sabem andar na cidade e não conhecem os bairros”, denunciou o parlamentar.

Durante o discurso, Sousa Neto apresentou Ofício Circular da Secretaria de Segurança Pública do Estado em que o subcomandante geral da Polícia Militar do Maranhão determina que os comandantes do interior disponibilizem os policiais para fazer o policiamento em São Luís com a justificativa de haver “a imperiosa necessidade de aumentar o número de policiais militares nas atividades do policiamento ostensivo na capital face à dinâmica dos fatos sociais”.

Sousa Neto questionou a justificativa apresentada pelo subcomandante. “Esses policiais estão desguarnecendo a segurança dos municípios, que já está precária, para vir fazer o policiamento na capital e sem nenhum treinamento para isso”, enfatizou.

O deputado completou informando o número de policiais deslocados. “Vieram 10 de Bacabal, 3 de Barra do Corda, 07 de Imperatriz, 02 de Estreito, 10 de Caxias e 20 de Timon. A Polícia Militar do Piauí está em greve e a fronteira entre Timon e o Piauí  é de apenas 200 metros. Ou seja, vão tirar 20 policiais que era para aumentar o efetivo da cidade e trazer para cá com a única intenção de passar a falsa sensação de segurança”, denunciou.

O deputado ainda questionou que a ação do Governo implica em sérios riscos para a segurança dos próprios policiais “Imaginem, senhores, colocar uma viatura no Barramar com policiais vindo lá de Timon, que não conhecem a realidade de São Luís? Ai eles recebem a ocorrência no bairro do Calhau e eles sem saberem para onde vão. É a falsa sensação de segurança que o governador quer passar para ludibriar a população e que nós não aceitaremos. O secretário de segurança precisa se explicar e eu cobrarei isso”, concluiu.

A denúncia é grave e perigosa, pois o Governo Flávio Dino está desguarnecendo as já vulneráveis cidades do interior do Maranhão. Além disso, as informações que chegam é que essas transferências devem prosseguir.

O Blog espera apenas que a Secretaria de Segurança e o governador Flávio Dino saibam o que estão fazendo, pois é uma decisão bastante arriscada e que um eventual erro, não caberá transferir responsabilidades a governos passados.