othelinoOs deputados governistas, look Othelino Neto (PCdoB) e Rogério Cafeteira (PMN), confirmaram, ao defender o Governo Flávio Dino das críticas sobre os índices de violência no Maranhão, a informação prestada pelo Blog do Jorge Aragão mais cedo (reveja).

Othelino Neto garantiu que o governador vai cumprir a promessa de dobrar a quantidade de policiais no Maranhão, mas que num primeiro momento apenas mil homens estarão nas ruas reforçando a segurança.

“O compromisso que o governador assumiu de dobrar a quantidade de policiais no mandato dele, ele vai cumprir. Ele anunciou mil policiais, desses, 388 apenas estão aptos a fazer o curso, pois não dá para pegar essas pessoas e simplesmente colocar na rua, entregar uma arma. Já esses 1.500 que serão convocados é para justamente se atingir a meta de mil novos policiais até o final deste ano”, afirmou.

rogeriocafeteiranovaO Líder do Governo, Rogério Cafeteira, também reafirmou que serão mil homens nas ruas, conforme o Blog já havia dito.

“O número é o seguinte: foram convocados mil, só 388, após o TAF, permanecem e agora foram convocados mais 1.500. Desses 1.500, serão aproveitados para completar os mil, que é o compromisso deste ano, que está previsto este gasto no orçamento”, disse.

Além disso, Cafeteira lembrou que o Maranhão tem a menor relação entre população/policiais militares e discordou da proposta do colega Adriano Sarney de intervenção federal.

“Temos o menor número de policiais por habitante do Brasil e isso não é uma responsabilidade do governador Flávio Dino. Quando o governador prometeu dobrar o efetivo, será em quatro anos e não em cinco meses. Com relação a intervenção, sou contra, pois seria mais ou menos um golpe de Estado, uma intervenção não vem só a força policial, o Estado passa a ser governado pela Presidente da República. Pedir uma ajuda do Governo Federal é uma coisa, mas uma intervenção, eu acho que implica em situações que ninguém no estado democrático de direito quer que aconteça”, finalizou.

As defesas dos governistas tem até uma certa lógica, mas é preciso que o governador entenda isso, pois da maneira que está sendo anunciada por Flávio Dino, a impressão é que em pouco tempo teremos 2.500 homens nas ruas, quando na verdade deveremos ter no máximo mil em dezembro deste ano ou em janeiro do ano que vem.

Esta é a verdade, sem tirar nem pôr.