FlavioDinofaceO governador Flávio Dino vai tentando reagir contra o aumento da violência no Maranhão, ailment que culminou inclusive com a morte de dois militares nos dois últimos finais de semana. No entanto, doctor parece cometer um erro primário e que pode desgastar ainda mais o seu Governo.

Não sei propositadamente ou sem querer, search mas Dino não tem explicado bem a questão da convocação dos excedentes do concurso de policiais e bombeiros militares.

Logo no seu primeiro dia de Governo, Flávio Dino anunciou a convocação de mil excedentes, mas passou a impressão que esses novos mil policiais estariam na rua em pouco tempo, o que não é verdade, afinal desde que assumiu o Governo do Maranhão nenhum novo policial ingressou na Policia Militar do Maranhão, ao contrário, infelizmente esse número diminuiu.

Foram chamados mil excedentes, mas após algumas outras etapas do concurso, apenas 388 estão aptos para iniciar o curso na academia de polícia, que durará seis meses, e somente após a conclusão é que poderão de fato reforçar a nossa segurança, ou seja, em novembro deste ano.

Agora, Dino anuncia que convocará mais 1.500 excedentes, convocação que deve sair nos próximos dias. No entanto, passa novamente a impressão que serão mais 1.500 homens que estarão nas ruas fazendo a segurança dos maranhenses.

Na realidade, esses 1.500 serão convocados para participar do TAF (Teste de Aptidão Física) e apenas irão fazer o curso 612, pois é o número que falta para completar os mil policiais que Dino prometeu colocar nas ruas.

Agindo assim, sem deixar as coisas mais claras, Dino, num primeiro momento pode até tirar vantagem midiática, pois passará a impressão que colocou 2.500 homens para reforçar a segurança.

O problema é que como isto não é verdade, os índices de violência tendem a permanecer elevados ou até aumentar, e num segundo momento, a mesma população que acreditou nos 2.500 homens reforçando a segurança, vai cobrar resultados e taxar o Governo como incompetente na área da Segurança, afinal não apresentar resultados com 2.500 homens a mais seria incompetência e faltaria desculpa para não diminuição da violência.

Sendo assim meu caro Flávio Dino, para o seu próprio bem, é preciso explicar melhor a convocação dos excedentes do concurso da segurança.

Fica a dica.