camaraoEste Blog critica quando entende que deve criticar. Porém, pills elogia quando acha que deve elogiar. No governo Flavio Dino, rx por exemplo, link o Blog já teceu várias críticas fundamentando cada uma delas. Mas também já elogiou, como foi o caso do PROCON (reveja).

Nesta linha de coerência, o Blog também vem reconhecer o trabalho que vem sendo desenvolvido por Felipe Camarão à frente da SEGEP. Jovem, porem experiente e com serviço já demonstrado, pela característica da pasta, Camarão está mais discreto do que na época do PROCON, mas demonstra em pouco tempo sua competência.

A valorização dos servidores públicos ativos e inativos do estado é uma das principais metas que Felipe Camarão recebeu ao assumir a Secretaria de Estado da Gestão e Previdência. Medidas desenvolvidas logo nos primeiros dias da administração, como o reajuste do salário mínimo e do piso salarial dos professores, a convocação de candidatos aprovados no concurso da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, a ampliação e descentralização da perícia médica para servidores estaduais e o estabelecimento da mesa permanente de diálogo com os servidores, confirmam o trabalho que vem sendo desenvolvido para cumprir a missão.

Somente neste primeiro momento, mais de 90 mil servidores já foram contemplados com reajustes, que vão desde a aplicação do piso nacional do magistério e a implantação da última parcela do Plano Geral de Cargos, Carreiras e Salários (PGCE), ao reajuste do salário mínimo e à readequação salarial que foi concedida aos servidores que atuam na Segurança Pública.

Além disso, com o intuito de promover, para os servidores, melhorias que ultrapassem o ambiente de trabalho, foi da SEGEP a origem do projeto de lei instituindo o Programa Clube de Desconto do Servidor do Poder Executivo Estadual.

O programa estabelece uma política de parceria com empresas dos mais diversos ramos, visando oferecer descontos ou condições vantajosas ao funcionalismo público estadual e seus dependentes, na aquisição de produtos e serviços em diversos estabelecimentos comerciais. O projeto foi aprovado pela Assembleia Legislativa e agora aguarda sanção do governador Flávio Dino.

A SEGEP sob a direção e Felipe ainda ajudou o fortalecimento nos serviços públicos do estado, por meio da ampliação de servidores em algumas áreas. Entre elas, a Segurança Pública, que recentemente contou com a convocação de 1000 candidatos que estão dando prosseguimento no concurso público para a polícia militar, e a nomeação de 66 policiais civis, que incrementarão a segurança no estado. Como o número de candidatos aprovados no TAF foi abaixo do que era esperado, já foi anunciada a convocação de mais 1000 candidatos do certame da polícia militar.

Se não bastasse, a SEGEP ainda atuou em outras nomeações que foram feitas com o intuito de fortalecer alguns serviços ofertados pelo estado, como é o caso do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), onde a Secretaria garantiu a nomeação de 159 excedentes, aprovados no concurso realizado em 2013, e 16 auditores de estado, para integrarem o quadro da Secretaria de Estado de Transparência e Controle. O órgão realizou, também, processo de médicos para atuarem na perícia voltada aos servidores do estado. Os 20 médicos contratados representam um aumento de 500% no número de profissionais na área.

Além disso, Camarão é avesso a polêmicas e debate políticos partidários desnecessários e extemporâneos. O gestor aproveita as redes sociais exclusivamente para informar, principalmente no horário de trabalho, aos servidores públicos do Estado e deixa o debate político partidário para o momento oportuno. Um exemplo que muitos outros gestores poderiam seguir.

Por essas ações, realizadas em tão pouco tempo, que o Blog reconhece o bom trabalho realizado pelo competente e jovem gestor Felipe Camarão.