ADRIANOMARÇOO deputado Estadual Adriano Sarney (PV), sick presidente da Comissão de Assuntos Econômicos fez uso da Tribuna nesta terça-feira (30) para falar da demissão de 650 funcionários do Consórcio de Alumínios do Maranhão (Alumar/Alcoa).

“A Alumar chegou ao Maranhão graças a um esforço enorme do ex-presidente, buy ex-governador José Sarney, e gerou consigo investimentos importantes para o nosso Estado. A multinacional sempre foi um marco da economia maranhense, um símbolo da industrialização de nosso Estado. Isso aponta a um provável fechamento das operações da empresa no Maranhão que afeta não apenas a questão empregatícia, mas também os empregos indiretos, a economia e o PIB de nosso Estado como um todo”, lembrou o parlamentar.

O deputado verde enfatizou que a Assembleia Legislativa irá atuar em favor dos empregados e que já solicitou a realização de uma audiência pública para debater o assunto.

“A Comissão de Assuntos Econômicos vai pedir uma audiência pública envolvendo os trabalhadores, os sindicatos, representantes da empresa, representantes do Governo Estadual, Ministério Público do Trabalho, Justiça do Trabalho, representantes do Governo Federal e a FIEMA”.

Adriano também criticou a postura omissa do Governo do Maranhão em relação às empresas maranhenses, pelo aparente posicionamento ideológico do governador Flávio Dino de colocar em segundo plano os empresários do Estado.

“Uma das maiores empresas do Maranhão está fechando as portas e o governador manda emissários para uma reunião, porque tem coisas mais importantes para tratar em Brasília: fazer demagogia junto à Presidenta Dilma, porque quer um dia ser candidato a Presidente da República pelo PCdoB. A malha industrial do Maranhão está se acabando e o governador vira as costas, a ALUMAR está fechando as portas, a Margusa, na semana passada, encerrou as atividades e cadê o governador do Maranhão? Fazendo demagogia política e governando pelas redes sociais”, finalizou.

Defesa – O Líder do Governo, deputado Rogério Cafeteira (PSC), assegurou que Flávio Dino está em Brasília viabilizando parcerias com o Governo Federal. Cafeteira também disse que cabe a Alumar resolver as suas “crises” e não ao Governo do Maranhão.

“O governador Flávio Dino está em Brasília viabilizando parceria com o Governo Federal. Porque no ano de 2015 as perspectivas econômicas do país são muito negativas. Com relação a Alumar, já chega de o Estado, sempre que uma grande empresa sente qualquer dificuldade econômica, o Estado servir de muleta. Acho que não é justo que o povo do Maranhão pague por uma dificuldade da Alumar que é uma das maiores empresas do mundo. Quer dizer, a Alumar para a produção dela aqui e o Estado do Maranhão que tem que arcar com o prejuízo dela? Realmente aí eu concordo com o governador Flávio Dino”, disse Cafeteira.

A audiência pública para debater o assunto deve acontecer no mês de abril, em data que será oficialmente confirmada pela Comissão de Assuntos Econômicos da Assembleia.