foresma

“O Espiritismo e os Desafios do Século XXI”. Esse é o tema do 5º Fórum de Debates Espíritas do Maranhão (Foresma), there que será realizado no período de 24 a 26 de abril de 2015, na Assembleia Legislativa. As inscrições podem ser feitas no endereço [email protected],  pelo telefone 8872-2272 e também nos centros espíritas da capital.

O 5º Foresma vai debater importantes temas que preocupam a sociedade do século XXI, dentre os quais o avanço da criminalidade e a questão da punibilidade, o crescimento do uso de drogas entre jovens, questões comportamentais familiares e a medicina sob a visão do espiritismo.

O Fórum contará com a presença de palestrantes de renome nacional, entre juiz, magistrado, advogado e médicos, autores de várias obras literárias relacionadas ao espiritismo.

A primeira explanação acontecerá no dia 25 de abril, às 9h, sobre o tema “Famílias Espiritualmente Inteligentes: repensar e revisar conceitos”, que terá como expositora a jornalista, mestre em filosofia e escritora Rita de Cássia Foelker. Ela é autora de livros infantojuvenis e para adultos, e também de obras mediúnicas pelos espíritos Calunga e Arquimedes.

Rita de Cássia Folker também é idealizadora e fundadora do Projeto Filosofia Espírita para Crianças e integra a equipe do programa Universo Espírita, pela Rádio Boa Nova, realizando palestras e seminários no Brasil e no exterior. É autora dos livros “Comece Bem o seu Dia!”, “Famílias Espiritualmente Inteligentes”, “Pensamentos Que Resolvem/Mestre de Mim Mesmo” (com Calunga).

A programação prosseguirá no mesmo dia a partir das 15h, com o painel “Injustiças sociais, direitos humanos e criminalidade: Visão reencarnacionista”, com os expositores Jacira Jacinto da Silva e Mauro de Mesquita Spínola, ambos de São Paulo.

Jacira Silva é mestre em direito constitucional, pesquisadora de políticas sobre álcool e outras drogas, especialista em violência doméstica contra crianças e adolescentes pela USP (SP).  Também é especialista em Direito Sanitário pelo Instituto de Direito Sanitário Aplicado e Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa (SP), delegada da Confederação espírita Pan-americana (CEPA) e autora do livro: “Criminalidade: Educar ou punir?”.

O expositor Mauro de Mesquita Spínola é engenheiro, doutor e livre-docente em engenharia, professor e pesquisador da Escola Politécnica de São Paulo. Preside as fundações Carlos Alberto Vanzolini, ligada à USP, e a Fundação Porta Aberta, de apoio ao tratamento de uso abusivo de álcool e outras drogas (SP). Também é diretor do Centro de Estudos Espíritas José Herculano Pires (SP) e presidente do Centro de Pesquisa e Documentação Espírita de Santos (SP), além de participar do programa Momento Espírita da Rádio Boa Nova de Guarulhos (SP). É autor do livro “Centro Espírita: uma revisão estrutural”.

O 5º Foresma será encerrado no dia 26 de abril, com a explanação do tema “Seminário: novo paradigma para a Medicina no Século XXI”, a partir das 9h. O expositor será o médico José Henrique Rubim de Carvalho, do Rio de Janeiro. Ele é clínico geral-presidente da Associação Médico-Espírita de Nova Friburgo (RJ), orador titular do Instituto de Cultura Espírita do Brasil (ICEB), realiza seminários em todo o Brasil e no exterior, terapeuta de vidas passadas e terapeuta floral Bach.

PROGRAMAÇÃO
Dia 25 de abril  (Sábado)
9:00h – Seminário: Famílias Espiritualmente Inteligentes: Repensar e revisar conceitos.
Expositora: Rita de Cássia Foelker.
15:00h – Painel: Injustiças sociais, direitos humanos e criminalidade: Visão reencarnacionista
Expositores: Jacira Jacinto da Silva (SP) – Mauro de Mesquita Spínola (SP).
Dia 26 de abril – (Domingo)
9:00h – Seminário: Novo Paradigma para a Medicina no Século XXI
Expositor: José Henrique Rubim de Carvalho (RJ).